???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13732
Tipo do documento: Tese
Título: Partilha de sentidos-e-significados atribuídos à função do tutor presencial
Autor: Silva Filho, Leonardo Nogueira da 
Primeiro orientador: Lessa, Angela Brambila Cavenaghi Themudo
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar as funções do tutor presencial no processo de ensino-aprendizagem do aluno de educação a distância. Para nortear nosso estudo, propomos a seguinte pergunta de pesquisa: Que sentidos-e-significados são partilhados entre tutores presenciais, sobre suas funções, em conversas reflexivas? Esta pesquisa está ancorada em duas bases teóricas: (1) a teoria sócio-histórica e cultural, discutida a partir dos escritos de Vygotsky (1934/2002; 1932/1984), e de alguns de seus renomados leitores, Newman e Holzman (2002), Van der Veer e Valsiner (1996), Oliveira (2000), Ivic (2010) e Rego (1994), e (2) o estudo sobre Educação a Distância, discutido a partir dos estudos de documentos expedidos pelo Ministério da Educação e Cultura do Governo Federal do Brasil e do pensamento de Valente (2011; 2003) e de Leffa e Freire (2013). Tendo como abordagem metodológica a Pesquisa Crítica de Colaboração (MAGALHÃES, 2011; 2004; 2003), os dados foram gerados e coletados em conversas reflexivas a partir de quatro encontros entre tutores presenciais de um polo da grande São Paulo. Os resultados apontam para os mais variados sentidos-e-significados referentes às funções dos tutores presenciais. Alguns sentidos-e-significados são comuns entre os três contextos universitários e outros são próprios de um só contexto. Essas diferenças entre funções nos levaram a observar que o papel do tutor presencial, diferente do papel do professor do ensino presencial, não está claro, nem para os contextos universitários, nem para o aluno de EaD, nem para o próprio tutor. Consideramos que nossa contribuição se deve a algo que permeou todas as nossas conversas reflexivas: o partilhar, uma ação importante dentre contextos escolares para que tomemos conhecimentos de quais são as nossas identidades como profissionais
Abstract: The following study has as main goal to investigate the functions of the present tutor in the process of teaching-learning distance education students. In order to guide our study, we propose the following research question: which senses and meanings are shared between present tutors, in relation to their functions, in reflective conversation? This research is rooted in two theoretical bases: (1) the socio-historical and cultural theory, discussed from Vygotsky s writing (1934/2002; 1932/1984), and from some of his renowned readers, Newman and Holzman (2002), Van der Veer and Valsiner (1996), Oliveira (2000), Ivic (2010) and Rego (1994), and (2) the study about distance education, discussed from the study of documents issued by the Ministry of Education and Culture from Federal Government of Brazil and from the thought of Valente (2011; 2003) and Leffa and Freire (2013). Having the Critical Research Collaboration as methodological approach (MAGALHÃES, 2011; 2004; 2003), data were generated and collected in reflective conversation from four meetings between present tutors from a pole in a city that is part of São Paulo. The results point to the most varied senses and meanings referent to the functions of the present tutors. Some senses and meanings are common between the three university contexts and others are specific to a single context. Those differences between functions led us to the observation that the role of the present tutor, different from the role of the professor in present teaching, is not clear, not even for the university contexts, nor for the distance education student, and the tutor himself. We believe that our contribution is due to something that permeated all of our reflective conversation: sharing, an important action among school contexts for us to take knowledge of what are our identities as professionals
Palavras-chave: Tutor presencial
EaD
Colaboração
Partilha
Present tutor
Distance education
Collaboration
Sharing
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Lingüística
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Silva Filho, Leonardo Nogueira da. Partilha de sentidos-e-significados atribuídos à função do tutor presencial. 2015. 227 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13732
Data de defesa: 25-Mar-2015
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Leonardo Nogueira da Silva Filho.pdf3,72 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.