REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/13779
Tipo: Dissertação
Título: Análise de necessidades nas aulas de português: uma possibilidade?
Título(s) alternativo(s): Needs Analysis in Portuguese Lessons: One Possibility?
Autor(es): Paixão, Harrison Parizotto da
Primeiro Orientador: Celani, Maria Antonieta Alba
Resumo: Este trabalho propõe-se a refletir a importância e as possíveis contribuições acadêmicas que a análise de necessidades (HUTCHINSON e WATERS, 1987; BERWICK, 1989; BRINDLEY, 1989; DUDLEY-EVANS e ST. JOHN, 1998; RAMOS, 2004; PRAXEDES, 2006; CINTRA, 2009), a partir das avaliações relatadas por estudantes, pode trazer às aulas de Português, em uma turma de Ensino Médio de um curso técnico de Informática; bem como identificar as necessidades apresentadas pelos mesmos estudante. Identificadas por meio de entrevistas e observação de aulas, as necessidades são interpretadas à luz de estudos que discutem a relação do ensino de língua com a realidade e as práticas cotidianas dos alunos, visando a um ensino de língua materna que se afaste de um estudo linguístico puramente gramatical e que não vislumbre as necessidades, lacunas e desejos dos estudantes sobre a língua (BERWICK, 1989; SOUZA e SILVA, 1990; MARQUESI, 1996; BRASIL, 2000; DAVIES, 2004; ROJO, 2005; PRAXEDES, 2006; AZEVEDO e ROWELL, 2009). Configurada à luz da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 1996; BRUMFIT, 1997; CELANI, 1998; 2000), esta pesquisa é metodologicamente orientada pelo paradigma qualitativo (MINAYO, 1994/2010), caracterizando-se como um estudo de caso (CHIZZOTTI, 2006; YIN, 2010). A análise de dados está pautada em uma interpretação que leva em conta as declarações dos alunos nas entrevistas e sua participação em aulas (ERICKSON, 1986). Tais dados evidenciam a insatisfação dos estudantes perante aulas de Português que tenham como foco os aspectos gramaticais; além disso, os estudantes, a partir de suas experiências, expõem a importância da relação entre os conteúdos das aulas e suas atividades práticas como aprendizes em um curso técnico. Nessa direção, esta pesquisa deseja contribuir com o repensar do processo de ensino-aprendizagem de Português para estudantes de um curso técnico de Informática, concomitante ao Ensino Médio regular
Abstract: The aim of this paper is a reflection upon both the importance and the possible academic contributions that needs analysis may bring to high school Portuguese classes in technical studies in informatics, based on evaluations reported by students, (HUTCHINSON and WATERS, 1987; BERWICK, 1989; BRINDLEY, 1989; DUDLEY-EVANS and ST. JOHN, 1998; RAMOS, 2004; PRAXEDES, 2006; CINTRA, 2009); as well as identifying the needs presented by these students. Students needs are raised through interviews and classroom observation and interpreted based on studies that discuss the relationship between language teaching and students reality and daily practices, proposing mother tongue teaching practice to distance from a pure grammatical linguistic study that does not shimmer students needs, lacks and wants concerning language (BERWICK, 1989; SOUZA and SILVA, 1990; MARQUESI, 1996; BRASIL, 2000; DAVIES, 2004; ROJO, 2005; PRAXEDES, 2006; AZEVEDO and ROWELL, 2009). Designed around Applied Linguistics (MOITA LOPES, 1996; BRUMFIT, 1997; CELANI, 1998; 2000) this research finds itself under a methodology guided by the qualitative paradigm (MINAYO, 1994/2010), and is characterized as a case study (CHIZZOTTI, 2006; YIN, 2010). Data analysis is based on an interpretation that considers students manifestations on the interviews and classroom participation (ERICKSON, 1986). This data emphasizes students dissatisfaction towards Portuguese classes focused on grammatical aspects; furthermore, according to previous experiences, students present the importance between classes content and practical activities as part of technical studies. Therefore, this research craves for contributing on rethinking the Portuguese teaching-learning process for students in technical studies in informatics along with regular high school
Palavras-chave: Ensino de Português
Análise de necessidades
Necessidades-desejos-lacunas
Portuguese teaching
Needs Analysis
Needs-wants-lacks
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Lingüística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Paixão, Harrison Parizotto da. Needs Analysis in Portuguese Lessons: One Possibility?. 2016. 95 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13779
Data do documento: 3-Fev-2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Harrison Parizotto da Paixao.pdf1,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.