???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13807
Tipo do documento: Dissertação
Título: Temas transversais e letramento nas séries iniciais do ensino fundamental: para além da transversalidade temática
Título(s) alternativo(s): Transversal themes and literacy in the beginning degrees of elementary school: beyond thematic transversality
Autor: Thadei, Jordana Lima de Moura
Primeiro orientador: Rojo, Roxane Helena Rodrigues
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo investigar a contribuição do desenvolvimento de projetos temáticos situados para a construção/ampliação do letramento. Os projetos investigados foram desenvolvidos com alunos do 2º ano do 2º ciclo (4ª série), pela própria pesquisadora. Referem-se a dois dos Temas Transversais propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) Orientação Sexual e Saúde e constituem o corpus da nossa pesquisa. Como investigação da prática da própria pesquisadora, esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa-ação. Utilizando uma metodologia descritivointerpretativa, procura-se investigar a abordagem da língua/linguagem/gêneros nos projetos, considerando, para tanto, as práticas e eventos de letramento, os gêneros que circularam nos projetos e como foram abordados em eventos de leitura, escrita e oralidade. Para isso, fundamenta-se, em um primeiro momento, nas teorias de letramento, tendo em conta seu percurso conceitual, seus modelos, sua natureza plural e situada, suas relações com a escola e com a formação do professor e a constante emergência de letramentos contemporâneos. Em um segundo momento, fundamenta-se em estudos referentes a práticas culturalmente sensíveis, especialmente a pedagogia de projetos. Retoma os conceitos de transversalidade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade e os analisa à luz dos PCNs, procurando estabelecer uma relação entre as práticas que se pautam nestes conceitos e a construção do(s) letramento(s). Para finalizar, estabelece alguns critérios a serem considerados para a seleção e a abordagem de gêneros no desenvolvimento de projetos temáticos e apresenta caminhos e dificuldades a serem superadas para a implementação das práticas sugeridas
Abstract: This dissertation aims at investigating the contribution of thematic projects development to the construction/widening of literacy. The thematic projects investigated were developed with students from the fourth grade by the researcher herself. They refer to two of the Transversal Themes proposed by Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) Sexual Orientation and Health and they are the corpus of our research. As an investigation of the researcher practices, this research is characterized as an actionresearch. Using a descriptive-interpretative methodology, it attempts to investigating the approach of language/genre in the projects, considering, as so, the practices and events of literacy, the genre within the projects and how they were approached in reading, writing and oral events. To fulfill that, it is based, first of all, in theories of literacy considering its conceptual trajectory, its patterns, its plural and situated nature, its relations with the school and with the teacher s development and a consistent emerging of contemporary literacy. Secondly, it is based on studies referring to the culturally sensitive practices, specially the pedagogy of projects. It resumes the transversality concepts, interdisciplinarity and transdiciplinarity and it analyses these concepts considering the PCNs, attempting to establish a relation between the practices that are based on these concepts and the construction of literacy(ies). Finally, it establishes some criteria to be considered in the selection and approach to genre in the development of thematic projects and it presents ways and difficulties to be overcome in the implementation of the suggested practices
Palavras-chave: Letramento
leitura
temas transversais
projetos
gênero
Literacy
reading
transversal themes
projects
genre
Escrita
Leitura
Letramento
Parametros Curriculares Nacionais (Brasil)
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Lingüística
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Thadei, Jordana Lima de Moura. Transversal themes and literacy in the beginning degrees of elementary school: beyond thematic transversality. 2006. 204 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13807
Data de defesa: 16-Aug-2006
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JordanaThadei.pdf1,18 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.