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dc.creatorPolaczek, Márcia-
dc.contributor.advisor1Madureira, Sandra-
dc.date.accessioned2016-04-28T18:23:19Z-
dc.date.available2006-12-27-
dc.date.issued2003-09-01-
dc.identifier.citationPolaczek, Márcia. Compreensao oral em lingua estrangeira : aspectos psicolinguisticos, fatores fonetico-fonologicos e questoes de ensino-aprendizagem. 2003. 139 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/13821-
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação é entender fatores envolvidos na atividade de compreensão oral em língua estrangeira, bem como as estratégias utilizadas neste tipo de tarefa que consiste na audição de diálogos entre nativos de inglês gravados em fitas cassete, tanto no intuito de desenvolver a habilidade de compreender textos orais em língua estrangeira como para testá-la em provas realizadas ao final de cada módulo completado pelos alunos. Perguntou-se quais os fatores envolvidos na tarefa de compreensão oral, segundo a visão dos alunos pesquisados, e quais as estratégias utilizadas. Os dados foram analisados a partir de duas fontes: (1) pelas respostas dadas pelos alunos em um questionário aplicado logo após a realização de uma prova que testava a compreensão oral e (2) através de registros escritos anotados por alunos sobre sua compreensão de trechos gravados, ouvidos em sala de aula. A análise fundamentou-se em teorias sobre o ensino-aprendizagem de compreensão oral em língua estrangeira, nos estudos realizados pelas Ciências da Fala e pela Psicolingüística. O questionário mostrou que os alunos atribuíam sua dificuldade principalmente a fatores fonéticos, como taxa de elocução e reduções na fala. A análise dos trechos trouxe à tona estratégias utilizadas por alunos evidenciando que os mesmos processavam a informação ouvida tanto valendo-se da informação lingüística quanto de seu conhecimento prévio sobre o assuntopor
dc.description.abstractThe objective of this dissertation is to understand factors involved in listening comprehension tasks in a foreign language, as well as strategies used by students in such tasks, which consist of listening to dialogs between native speakers of English that are recorded in tapes in order to develop and test such ability in exams at the end of each level finished by the students. It was asked which factors were involved in the listening comprehension tasks according to the students´ point of view and which strategies were used. The data analysed came from the following sources: (1) the answers given by the students in a questionnaire applied after an exam which tested their listening comprehension and (2) from written passages completed by the students about their comprehension after listening tasks in the classroom. The analysis was based in theories about the teaching/learning of listening comprehension in a foreign language, in studies developed by Speech Sciences as well as by Psycholinguistics. The questionnarie revealed that the students attributed their difficulties mainly to phonetic factors such as speech rate and reductions in speech. The analysis of the passages completed by the students brought up strategies used by them which showed that they processed the information they listened to using both linguistic information and their previous knowledge of the given topicseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-28T18:23:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcia Polaczek.pdf: 661557 bytes, checksum: f75cd045c420111e8c41df14f6bd4351 (MD5) Previous issue date: 2003-01-01eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30608/Marcia%20Polaczek.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentLingüísticapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagempor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectCompreensão oralpor
dc.subjectPercepção da falapor
dc.subjectEnsino-aprendizagem de línguas estrangeiraspor
dc.subjectListening comprehensioneng
dc.subjectSpeech perceptioneng
dc.subjectteaching/learning foreign languageseng
dc.subjectLingua inglesa -- Estudo e ensino -- Falantes estrangeirospor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor
dc.titleCompreensao oral em lingua estrangeira : aspectos psicolinguisticos, fatores fonetico-fonologicos e questoes de ensino-aprendizagempor
dc.typeDissertaçãopor
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