???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13867
Tipo do documento: Dissertação
Título: Representações e construção da identidade do professor de inglês
Autor: Fernandes, Claudia Sousa
Primeiro orientador: Lessa, Angela Brambila Cavenaghi Themudo
Resumo: Este estudo tem por objetivo investigar as representações de quatro professores de inglês de um instituto de idiomas da periferia de São Paulo sobre a língua inglesa, verificando qual ou quais as implicações dessas representações em relação à construção de suas identidades profissionais. Os pressupostos teóricos que fundamentam esta pesquisa são: o conceito de identidade (Moita Lopes, 2002; Rajagopalan, 1998; Signorini, 2002; entre outros), o conceito de representação (Moscovici, 2000; Freire e Lessa, 2003; Celani e Magalhães, 2002) a questão do falante nativo (Braine, 1999; Phillipson, 1992; Widdowson, 1994; Kramsh, 1997; Rajagopalan, 2005) e o papel do professor nas principais teorias de ensino-aprendizagem (Bruner, 1996/ 2001; Mizukami,1986; Williams e Burden, 1997; Vygotsky, 1934/ 2003; Milhollan e Forisha, 1978). Para a análise e interpretação dos dados foi utilizado o conceito de conteúdo temático de Bronckart (2003), com base nas escolhas lexicais dos participantes focais desta pesquisa apresentados no início deste resumo com o objetivo de responder a três perguntas de pesquisa: Qual a representação que os professores têm a respeito da língua inglesa? Qual a representação dos professores a respeito de si mesmos como falantes da língua inglesa? Como essas representações dos professores de inglês influenciam na construção de suas identidades? As representações analisadas indicam como são construídas as identidades dos professores participantes enquanto falantes da língua inglesa
Abstract: This study aims at investigating the representations of four teachers of English from a language institute in the outskirts of São Paulo towards the English language, as well as the implications of those representations to the construction of their professional identities. The theoretical framework of this research is based on the identity concept (Moita Lopes, 2002; Rajagopalan, 1998; Signorini, 2002; among others), the representation concept (Moscovici, 2000; Freire e Lessa, 2003; Celani e Magalhães, 2002), the discussion about the native speaker (Braine, 1999; Phillipson, 1992; Widdowson, 1994; Kramsh, 1997; Rajagopalan, 2005) and the role of teacher in the major teaching and learning theories (Bruner, 1996/ 2001; Mizukami, 1986; Williams e Burden, 1997; Vygotsky 1934/ 2003; Milhollan e Forisha, 1978). The data were analyzed according to the concept of thematic content proposed by Bronckart (2003) based on the lexical choices made by the participants in order to answer the following research questions: What s the representation of the teachers in relation to the English language? What s the representation of the teachers about themselves as English language speakers? How do these representations influence the constructing of their identities? Results indicate how the analyzed representations contribute to the construction of the identities of the participants as speakers of English
Palavras-chave: Identidade
Representação
Falante nativo
Identity
Representation
Native speaker
Professores de ingles
Identidade (Psicologia)
Representacao social
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Lingüística
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Fernandes, Claudia Sousa. Representações e construção da identidade do professor de inglês. 2006. 125 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13867
Data de defesa: 1-Dec-2006
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Claudia Sousa Fernandes.pdf608,78 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.