Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/13887
Tipo: | Dissertação |
Título: | Dois corpora, uma tarefa: o percurso de coleta, análise e utilização de corpora eletrônicos na elaboração de uma tarefa para ensino de inglês como língua estrangeira |
Autor(es): | Souza, Renata Condi de |
Primeiro Orientador: | Sardinha, Antonio Paulo Berber |
Resumo: | O trabalho teve como objetivo principal descrever o percurso de coleta, análise e utilização de corpora de estudo na elaboração de uma tarefa que por meio de um computador, um aparelho de data show e hipertexto, pudesse proporcionar a observação e análise de linhas de concordância e o aprendizado de padrões léxico-gramaticais, criteriosamente selecionados, em um texto jornalístico britânico de estilo informativo. Para tanto, o trabalho encontrou suporte teórico na Lingüística de Corpus. A Lingüística de Corpus é uma área que se preocupa com a coleta e exploração de corpora em formatos legíveis por computador, coletados de maneira criteriosa e cujo o objetivo é o de pesquisar uma língua. Embora haja uma série de publicações e trabalhos na área, não há nenhuma pesquisa que descreva o que se pretendia neste trabalho. Dessa maneira, a pesquisa aqui apresentada procurou preencher esta lacuna. As questões de pesquisa propostas foram referentes aos padrões léxico-gramaticais mais freqüentes encontrados em cada um dos corpora de estudo, à escolha de um texto-chave e aos seus padrões léxico-gramaticais. Os corpora empregados na pesquisa foram dois corpora de estudo, sendo um corpus pedagógico, composto por 6.489 ocorrências e 1.911 itens, e um corpus comparável, composto de 132.156 ocorrências e 13.459 itens, e um corpus de referência, o componente escrito do British National Corpus (BNC), composto por 89.124.687 ocorrências e 377.384 itens. A análise dos corpora de estudo levou aos padrões léxico-gramaticais que poderiam ser ensinados por meio de uma tarefa elaborada e desenhada tendo como base um texto pertencente ao corpus comparável, criteriosamente selecionado. A pesquisa pretende ter contribuído para a área de Lingüística de Corpus e Ensino ao descrever o percurso de coleta, análise e utilização de corpora em tarefa de aplicação em ambientes de aprendizagem específicos |
Palavras-chave: | Linguística - Processamento de dados linguística de corpus corpora tecnológicos |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Lingüística |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
Citação: | Souza, Renata Condi de. Dois corpora, uma tarefa: o percurso de coleta, análise e utilização de corpora eletrônicos na elaboração de uma tarefa para ensino de inglês como língua estrangeira. 2005. 191 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13887 |
Data do documento: | 11-Mai-2005 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_renatacondidesouza.pdf Restricted Access | 6,91 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.