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Tipo do documento: Dissertação
Título: De Labov a Bakhtin: dois exercícios de análise para textos orais
Autor: Nunes, Rosana Helena 
Primeiro orientador: Rojo, Roxane Helena Rodrigues
Resumo: Este trabalho faz dois exercícios de análise de produções de textos orais - de dois alunos de 5ª série do Ensino Fundamental - a partir de duas perspectivas teóricas: a de Labov (1967) e a de Bakhtin (1929, 1979). o conceito laboviano de seqüência narrativa foi inicialmente escolhido pela pesquisadora por lhe parecer o mais pertinente tanto para a formulação de atividades didáticas para a produção de narrativas quanto para a análise dessas produções. O exercício revelou, entretanto, a dificuldade de se transpor mecanicamente as bases socio-lingüísticas para avaliar a adequação das estruturas narrativas nos textos dos sujeitos. Por outro lado, os conceitos bakhtinianos de gêneros discursivos e dialogia textual, escolhidos para o outro exercício, permitiram que as mesmas produções servissem para que fosse melhor conhecida a complexidade dos textos desenvolvidos dentro da esfera escolar. Além disso, as bases enunciativas auxiliaram a investigar um pouco melhor o papel dos gêneros escolares e escolarizados no desenvolvimento das habilidades narrativas dos alunos. Os dois exercícios permitiram, cada um a seu modo, o resgate de aspectos importantes das atividades de produção propostas em sala de aula, contribuindo para ampliar a visão do papel do professor, dos gêneros dos textos usados e produzidos na esfera escolar e a exploração das situações de trabalho didático com os alunos
Abstract: The present work analyses the oral production of two secondary school students within two different theoretical frames: the Labovian one (Labov 1967) and the Bakhtinian one (Bahktin, 1929,1979). The labovian analysis, using the concept of narrative sequence, proved to be limited when it came to understanding the process of oral production in the classroom environment. On the other hand, the bakhtinian concepts of discursive genres and dialogical nature of texts helped uncover the complexity of the circulating texts within the classroorn. Besides, enunciative bases aided in bringing light to the role of school genres in the process of text production. Both analytical exercises, each at its manner, contributed to recover some important aspects related to teacher's role, classroom work and the exploitation of school and schooled genres in language lessons
Palavras-chave: Lingua portuguesa -- Estudo e ensino
Generos escolares
Producao textual
Producoes de textos orais
Linguistica Aplicada e Estudos da Linguagem
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Lingüística
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Nunes, Rosana Helena. De Labov a Bakhtin: dois exercícios de análise para textos orais. 2001. 111 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13931
Data de defesa: 30-Dec-2001
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