???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13942
Tipo do documento: Dissertação
Título: A relação entre percepção e produção de sons em espanhol como língua estrangeira (ELE): um estudo de caso
Autor: Allegro, Fernanda Rangel Pestana 
Primeiro orientador: Madureira, Sandra
Resumo: Este trabalho visa contribuir para o estudo da percepção e da produção dos sons fala no contexto de Espanhol como Segunda Língua (L2). Seu objetivo consiste em investigar tarefas de produção e a percepção de fala desenvolvidas por um estudante brasileiro, cursando o nível intermediário de língua espanhola. Trabalhou-se com a hipótese de que em um nível intermediário de aprendizagem de L2, o aluno é capaz de discriminar certos contrastes fonéticos cujas pistas acústicas sejam mais salientes, mas ainda não produzirá esses contrastes dentro das dimensões acústicas que caracterizam a produção de sons dos falantes nativos. As tarefas de percepção envolveram um teste de identificação e discriminação de sons, cujos exercícios foram retirados de Hermoso & Duefías (2002) e Duefías& Hermoso (2002) e a compreensão de uma narrativa gravada por um falante nativo de língua espanhola. A narrativa oral, inspirada numa série de quatro figuras do livro de Byme (1967), foi apresentada ao estudante, primeiramente, na sua íntegra e, posteriormente, dividida em 10 partes para verificação da compreensão oral. As tarefas de produção oral compreenderam a leitura do mesmo texto gravado pelo falante nativo e o contar da história, utilizando os mesmos quadros que originaram o texto da narrativa. Todas as gravações ocorreram em um estúdio com tratamento acústico. A complexa metodologia desenvolvida nesta dissertação visou possibilitar a avaliação do estudante em três situações (compreensão auditiva, leitura e fala) que envolvessem um vocabulário comum. Para avaliar o desempenho do estudante nas tarefas de leitura e narração da história,foi construído, um protocolo que foi respondido por falantes nativos de língua espanhola, professores de I Espanhol como L2. A análise do protocolo e o apoio na inspeção espectrográfica das gravações demonstraram que o estudante foi melhor na leitura que na tarefa de contar a história. Características fonéticas que influenciaram a percepção de sotaque estrangeiro foram apontadas. As dificuldades de compreensão foram discutidas com base na motivação fonetica e nos modelos de aquisição de segunda língua desenvolvidos por Flege (1988, 1995), Kuhl (1991), Best (1994, 1995) e Wode (1995). Os resultados foram interpretados - em relação a classe dos sons, características acústicas, correlatos perceptivos e outros fatores lingüísticos que se relacionam com o nível fonético (Llisterri, 1995)
Abstract: This work is meant to contributing to the study of speech sound perception and production in the context of Spanish as a Second Language (L2). Its objective is to investigate the production and perception tasks developed by an intermediate Brazilian leamer of Spanish. It is hypothesized that at an intermediate levei of proficiency, the leamer is able to discriminate between categories of sounds bearing salient acoustic features but is unable to produce them precisely. The speech production tasks involved: reading aloud and telling a story. The speech perception tasks involved: identification and discrimination of Spanish sounds by the student, based on stimuli selected from Hermoso & Duenas (2002) and Duenas & Hermoso (2002) recordings and an oral comprehension activity based on the recording of a story read by a native speaker of Spanish. The writing of the story was . inspired by a set of four pictures taken from Byme (1967) and its recording was played to the student at first in fulI form and afterwards divided into 10 parts. The understanding of the parts by the student was verified. The speech production tasks performed by the student were also recorded. They were: reading aloud of the same text recorded by the native speaker and telIing a story, based on the same set of pictures on which the written text was built ser. All recordings were dane in studio conditions to allow spectrographic investigation. This kind of complex methodology was meant to alIow evaluating the student in three situations (listening, reading aloud and speaking) which involved common vocabulary. An evaluation protocol was developped to evaluate both reading aloud and telling the story. Native speakers of Spanish, teachers of Spanish as a foreign language, from several nationalities evaluated the student's performance. Analysis of the protocol and spectrographic inspection of the student's recordings showed he did better in the reading aloud assignment than in the narrative assignment. Accent related issues were pinpointed. Difficulties in comprehension were discussed in terms of their phonetic motivation, taking into account L2 acquisition models developed by Flege (1988, 1995), Kuhl (1991), Best (1994, 1995) and Wode (1995). The results were discussed according to, the class of sounds, its acoustic characteristics and perceptual correlates and other linguistic factors interacting with the phonetic level (Llisterri, 1995)
Palavras-chave: Produção e percepção de fala
Acquisition
Speech production and perception
Acoustic phonetics
Lingua espanhola -- Estudo e ensino -- Falantes estrangeiros.
Aquisicao da segunda lingua
Percepcao da fala
Fonetica acustica
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Lingüística
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Allegro, Fernanda Rangel Pestana. A relação entre percepção e produção de sons em espanhol como língua estrangeira (ELE): um estudo de caso. 2004. 136 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13942
Data de defesa: 30-Nov-2004
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernanda Rangel Pestana Allegro.pdf18,99 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.