???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13944
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino da leitura em inglês como língua estrangeira: uma experiência em inglês para fins acadêmicos
Autor: Fachin, Maria 
Primeiro orientador: Celani, Maria Antonieta Alba
Resumo: O objetivo central da dissertação é propor um curso de leitura em inglês que corresponda às necessidades e expectativas de alunos brasileiros a nível de pós-graduação. Para chegar a esse objetivo, a dissertação inicialmente discute alguns aspectos do processo psicolinguístico da leitura (Capítulo I), e do ensino da leitura numa situação de Inglês para Fins Acadêmicos (Capítulo II). Com base na abordagem teórica apresentada nos dois capítulos iniciais, é levantada a hipótese de que o trabalho sistemático no desenvolvimento de estratégias para a aprendizagem da leitura levará à habilidade de compreensão de textos autênticos na língua estrangeira e, na verdade, facilitará a aquisiçao daquela língua. O objetivo é permitir aos alunos chegarem a compreensão de textos de sua especialidade mesmo que seu conhecimento de vocabulário e sintaxe seja limitado. A pressuposição é de que sua habilidade na leitura e sua familiaridade com o assunto sobre o qual irão ler atuarão como facilitadores do processo de aprendizagem. O Capítulo III da dissertação dedica-se à apresentação de um curso que visou ao ensino da leitura dentro desta perspectiva, aplicado a alunos de pós-graduação em Psicologia e Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. E feita a descrição do curso e são apresentados exemplos dos principais modelos de exercícios que compõem o material instrucional. Os resultados da aplicação do curso são avaliados no Capítulo IV. As conclusões que se seguem a esse capítulo comprovam a hipótese. O trabalho sistemático em estratégias permitiu que os alunos chegassem à compreensão e preenchessem suas necessidades de desenvolver uma competência comunicativa em inglês para seus fins específicos de estudo
Abstract: The main purpose of the dissertation is to propose a reading course in English as a Foreign Language which correspond to the needs and expectations of post-graduate students in Brazil. In order to achieve this purpose, the work initially deals with some aspects of the psycholinguistic process of reading (Chapter I), and with the teaching of reading in English for Academic Purposes (Chapter II). The theoretical approach outlined in the first two chapters serves as a basis for the formulation of the hypothesis that the systematic work in the development of strategies for the teaching of reading will lead to the comprehension of authentic texts in the foreign language and, in fact, facilitate the acquisition of that language. The aim of such work is to allow students to understand texts within their areas of specialization even though their knowledge of vocabulary and syntax mar be limited. The pressuposition is that their reading ability and their familiarity with the topics about which they will read willact as facilitators of the learning process. Chapter III of the dissertation is dedicated to the presentation af a course which is aimed at the teaching of reading within this perspective, applied to post-graduate students of Psychology and Education at the Catholic University of São Paulo. The chapter is structured into two main parts: the description of the course itself, and the presentation of samples of the most representative exercise-types
Palavras-chave: Linguistica Aplicada ao Ensino de Linguas
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Lingüística
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Fachin, Maria. O ensino da leitura em inglês como língua estrangeira: uma experiência em inglês para fins acadêmicos. 1982. 255 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1982.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13944
Data de defesa: 30-Nov-1982
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Fachin.pdf27,82 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.