REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/13990
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação de material didático para ensino de leitura em língua inglesa: das orientações dos PCN-LE às realizações da CENP
Autor(es): Amo, Maria Aparecida de
Primeiro Orientador: Ramos, Rosinda de Castro Guerra
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo avaliar o material de apoio e didático elaborado pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas CENP-SP, órgão oficial que tem, entre outras atribuições, a responsabilidade de oferecer suporte pedagógico aos professores da rede Estadual de Ensino. O material avaliado neste estudo é recomendado para ser (re)utilizado nas escolas de Ensino Fundamental que funcionam em tempo integral. Este estudo está amparado nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira (Brasil, 1998a), documentos recomendados como referência para o fazer pedagógico em sala de aula; nas descrições de concepções de leitura de Goodman (1967), Rumelhart (1977), Nuttall (1982), Brown (1985), Kato (1985), Davies (1995), Kleiman (1996) e Grabe e Stoller (2002); nas descrições de concepções de linguagem de Hutchinson e Waters (1987), Bloor e Bloor (1995); nas descrições de concepções de ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira de Brown (1985), Mizukami (1985) e Williams e Burden (1997); nas considerações sobre material didático de Cunningsworth (1984), Breen e Candlin (1987), Hutchinson e Waters (1987), Tomlinson (1998) e Graves (2000); nos critérios para avaliação de material didático selecionados de Ramos (no prelo) e nos critérios para avaliação de compreensão escrita selecionados de Dias (2006). A pesquisa realizou-se a partir da análise dos enunciados, das atividades e das observações feitas ao professor de Língua Inglesa e revelou que, embora o material elaborado pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas CENP-SP afirme estar em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira (Brasil, 1998a), não contempla a concepção sociointeracionista de linguagem, de ensino-aprendizagem e de leitura apontadas nesse documento e que enfatizam a formação cidadã do aluno, componente atrelado às visões contemporâneas de ensino
Abstract: This research aims at evaluating the material produced by Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas CENP (SEE-SP, 2002), an official organ that has the responsibility to offer pedagogical support for teachers in public schools among others. The material evalueted in this research is recommended to be used with students in public schools that operate on full time basis. The theoretical basis for this research was the official document Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira (Brasil, 1998a), recomended as a reference for teachers. It is also based on reading conceptions by Goodman (1967), Rumelhart (1977), Nuttall (1982), Brown (1985), Kato 1985), Davies (1995), Kleiman (1996); Grabe and Stoller (2002); on the descriptions of language by Hutchinson and Waters (1987); Bloor and Bloor (1995); on the views descriptions of teaching and learning approaches to foreing language by Brown (1985), Mizukami (1985); Williams and Burden (1997); on considerations of materials writing by Cunningsworth (1984), Breen and Candlin (1987), Hutchinson and Waters (1987), Tomlinson (1998) and Graves (2000); evaluation criteria for materials by Ramos (in press) and evaluation criteria for reading comprehension by Dias (2006). The research was conducted in order to evaluate the activities and the pedagogical proposal in CENP material (SEE-SP, 2002). The analysis showed that, although the document makes statements about being in accordance with Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira (Brasil, 1998a), it does not consider the orientation suggested in that official document in relation to language, teachinglearning approaches and the development of the citizenship awareness by the student, a component emphasized in the contemporary education views
Palavras-chave: Avaliação de material didático
Compreensão escrita
Linguagem
Ensino-aprendizagem
Materials evaluation
Reading
Language
Teaching and learning
Sao Paulo (estado) -- Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagogicas
Leitura
Lingua inglesa -- Estudo e ensino
Lingua inglesa -- Compendios para estrangeiros
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Lingüística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Amo, Maria Aparecida de. Avaliação de material didático para ensino de leitura em língua inglesa: das orientações dos PCN-LE às realizações da CENP. 2008. 119 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13990
Data do documento: 20-Jun-2008
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Aparecida de Amo.pdf5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.