REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/13993
Tipo: Dissertação
Título: O discurso de uma revista especializada em educação: um olhar sobre a construção metafórica do professor
Autor(es): Cancian, Edivania Pinheiro Ferreira
Primeiro Orientador: Sardinha, Antonio Paulo Berber
Resumo: A presente pesquisa fez o levantamento e a análise das expressões metafóricas relacionadas com a palavra professor, utilizando-se de um corpus de estudo criado com a compilação de 10 anos de publicações da Revista Nova Escola. Para esta análise, foi utilizada como arcabouço teórico a Teoria da Metáfora Conceptual (Lakoff e Johnson, 1980/2002) em conjunto com a Lingüística de Corpus, a qual se utiliza de dados naturais para análise lingüística, sob uma visão probabilística da linguagem. Segundo Lakoff e Johnson, a metáfora conceptual surge como o produto da interação em um macro contexto bio-sócio-histórico-cultural comum a um grupo de indivíduos. Os autores afirmam que não podemos agir no mundo sem transformá-lo ou sem ser por ele transformado. Nesse enfoque, a metáfora é vista como um recurso cognitivo de interação dos processos psicológicos superiores (comunicação, linguagem, raciocínio etc.) com o meio e/ou contexto; é a partir dessa interação que o conhecimento individual e social vai sendo construído, o que gera conceptualizações comuns a todo o grupo social. Como resultado deste trabalho, foram detectadas expressões metafóricas associadas à palavra professor, tais como: PROFESSOR É CANDIDATO DE UM CONCURSO, PROFESSOR É PEÇA DE UMA ESTRUTURA, PROFESSOR É ATOR e PROFESSOR É ESPORTISTA. Após a análise das expressões metafóricas, concluímos que a revista Nova Escola constrói, metafórica e literalmente, o professor universitário através de expressões que lhe conferem status social , diferentemente do que acontece com o professor de níveis fundamental e médio, cuja construção literal e metafórica ocorre de maneira genérica e desprestígiada
Abstract: This research carried out the survey and analysis of metaphorical expressions related of the word teacher throughout a corpus built from the compilation of ten-year editions of Revista Nova Escola. The main theorectical underpinning for this study is provided by the Conceptual Metaphor Theory of Lakoff and Johnson (1980/2002) as well as Corpus Linguistics, which uses natural data for linguistic analysis, under a probabilistical language approach. According to Lakoff e Johnson, the conceptual metaphor emerges from interactions held in a bio-social-cultural-historical macrocontext shared by a group of individuals. The authors stress that one cannot act in the world without transforming it or being transformed by it. Under this theory, the metaphor is seen as an interactional cognitive resource between superior psychological processes (communication, language, reasoning etc.) and the environment and/or context; based on such interaction, individual and social knowledge is built, generating common conceptualizations to the entire group. The results detected metaphorical expressions associated to the word teacher such as: TEACHER IS CANDIDATE IN A CONTEST, TEACHER IS THE KEY PIECE OF A STRUCTURE, TEACHER IS ACTOR and TEACHER IS SPORTSMAN/WOMAN. The analysis of the metaphorical expressions indicate that Nova Escola magazine builds professors, both in metaphorical and literal ways, by means of expressions bearing social status, differently from teachers at junior and senior high schools, whose image literal and metaphoric is built under generic and devaluated conditions
Palavras-chave: Corpus
Educação
Professor
Education
Metaphor
Teacher
Nova Escola (Revista)
Analise do discurso
Metafora
Professores universitarios
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Lingüística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Cancian, Edivania Pinheiro Ferreira. O discurso de uma revista especializada em educação: um olhar sobre a construção metafórica do professor. 2008. 95 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13993
Data do documento: 26-Jun-2008
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Edivania Pinheiro Ferreira Cancian.pdf266,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.