???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13997
Tipo do documento: Dissertação
Título: O papel do coordenador no processo reflexivo do professor
Autor: Liberali, Fernanda Coelho 
Primeiro orientador: Magalhães, Maria Cecilia Camargo
Resumo: Este trabalho examinou dois processos: (1) o processo reflexivo de um professor e (2) o processo de criação de oportunidades de reflexão pelo coordenador.O pano de fundo para o estudo foi o erro e as formas de tratá-lo. O estudo está embasado (1) na visão vygotskyana da aprendizagem que enfatiza o papel do outro; (2) no estudo da reflexão como crucial no processo de transformação do professor; e (3) na análise critica do discurso como possibilitadora da compreensão desse processo. A pesquisa foi de base colaborativa, utilizando métodos etnográficos na coleta e na análisedos dados. A análise dos dados evidenciou dois pontos principais:(I) a transformação gradual da professora sobre os conceitos de erro e formas de tratá-lo com base nas mudanças qualitativas percebidas na sua ação comunicativa, e (2) a importância do coordenador como criador de oportunidade para esta transformação tendo em vista a revisão de seu papel na escola
Palavras-chave: Vygotsky, Lev Semenovich -- 1896-1934 -- Critica e interpretacao
Professores -- Formacao profissional
Instituicoes educacionais
Desenvolvimento do professor
Ensino/aprendizagem
Interacao coordenador-professor
Interacao professor-aluno
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Lingüística
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Liberali, Fernanda Coelho. O papel do coordenador no processo reflexivo do professor. 1994. 119 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1994.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13997
Data de defesa: 30-Nov-1994
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernanda Coelho Liberali.pdf6,97 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.