???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14046
Tipo do documento: Dissertação
Título: Práticas de ensino de produção de textos na educação de jovens e adultos: 2º segmento (5ª a 8ª séries)
Autor: Alencar, Andréa Gomes de 
Primeiro orientador: Rojo, Roxane Helena Rodrigues
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo refletir sobre o ensino de produção de textos em salas do 2° Segmento (5ª a 8ª séries) de Educação de Jovens e Adultos. A partir de um estudo de caso em uma escola da periferia de São Pauto, procuramos identificar quais são as práticas desenvolvidas por uma professora para auxiliar seus alunos no processo de produção textual. Além disso, buscamos refletir sobre as apreciações da docente e dos educandos frente a esse ensino. Adotamos, para tanto, uma perspectiva sócio-histórica e enunciativa de linguagem, tendo as idéias de Bakhtin como principal fonte para direcionamento de nosso olhar. A noção de letramento foi igualmente relevante para nosso estudo, uma vez que nos deu condições para interpretar de forma mais ampla os dados de nosso corpos. Essa pesquisa também fornece um breve histórico da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, bem como reflexões sobre as principais ações de dardos públicos e Organizações Não-Governamentais (ONG's) para essa modalidade de ensino. Apresentamos, ainda, uma retrospectiva teórica sobre os processos de produção de textos a partir da década de 80 e os recentes estudos sobre novos caminhos dentro desse ensino. ^' Utilizamos uma metodologia interpretativista para analise dos dados, através da qual, sob uma perspectiva sócio-histórica e enunciativa, pudemos refletir sobre as práticas de letramento de nossos sujeitos e suas apreciações frente ao ensino de produção textual. Por fim, encerramos nosso estudo discutindo as possibilidades de uma proposta de ensino que leve em conta a dimensão social e discursiva da linguagem, bem como as práticas letradas dos sujeitos envolvidos
Palavras-chave: Lingua portuguesa -- Composicao e exercicios
Pratica de ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Lingüística
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Alencar, Andréa Gomes de. Práticas de ensino de produção de textos na educação de jovens e adultos: 2º segmento (5ª a 8ª séries). 2005. 215 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14046
Data de defesa: 30-Nov-2005
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Andrea Gomes de Alencar.pdf12,18 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.