REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/14054
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAmarante, Renata Picasso-
dc.contributor.advisor1Sardinha, Antonio Paulo Berber-
dc.date.accessioned2016-04-28T18:24:00Z-
dc.date.available2007-04-26-
dc.date.issued2005-06-21-
dc.identifier.citationAmarante, Renata Picasso. Uma contribuição da lingüística de corpus para a fonologia: um estudo de colocações e aspectos segmentais das vogais da língua inglesa. 2005. 101 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/14054-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo principal fornecer subsídios para o futuro preparo de material didático para o ensino de pronúncia da língua inglesa. Para tanto, foram identificadas quais eram as palavras mais freqüentes da língua inglesa oral, suas principais colocações e verificamos se estas estavam presentes no material didático estudado. A pesquisa fundamentou-se na Lingüística de Corpus (Biber, 1998, 1995; Sinclair, 1991; Sanchez, 1995; Kennedy, 1998; Stubbs, 2001; Hunston, 2002; Berber Sardinha, 2000, 2004), na Lingüística Sistêmico-Funcional (Halliday, 1985; Martin, 1996; Eggins, 1994) e no ensino de pronúncia da língua inglesa (Baptista, 1992). Utilizamos uma metodologia baseada na análise de corpora eletrônicos, e fizemos a análise do material didático estudado com base no estudo feito por Piccin (2003). Esta discussão aponta questões relevantes para o ensino de pronúncia da língua inglesa em relação aos fonemas vocálicos que devam ser ensinados, e faz uma proposta teórica para que esse ensino não aconteça de forma isolada, uma vez que a pronúncia é um dos vários itens que auxiliam o aprendiz de língua inglesa a tornar-se fluente. Os resultados obtidos indicam que há uma lacuna muito grande entre o que deve ser ensinado em sala de aula (linguagem oral) e o que está presente no material didático (linguagem idealizada). Com este trabalho, pretendo fazer uma contribuição original para as áreas de Lingüística de Corpus e para o Ensino de Pronúncia da língua inglesapor
dc.description.abstractThe present study is aimed at gathering and supplying information for the future preparation of pronunciation teaching materials in EFL. For this purpose, the most frequent words in spoken English and their main collocations were identified, and the presence of these words in the teaching material studied in this research project was checked. The research was based on Corpus Linguistics (Biber, 1998, 1995; Sinclair, 1991; Sanchez, 1995; Kennedy, 1998; Stubbs, 2001; Hunston, 2002; Berber Sardinha, 2000, 2004), on Systemic-Functional Linguistics (Halliday, 1985; Martin, 1996; Eggins, 1994), and on the teaching of English language pronunciation (Baptista, 1992). The research methodology involved the analysis of electronic corpora, and the analysis of the teaching material was based on the study carried out by Piccin (2003). This dissertation raises relevant issues in the field of English pronunciation teaching. It points out what vowel phonemes should be taught and proposes the theoretical claim that the teaching of such language aspects should not happen in isolation, since pronunciation is one of the several elements that help English language learners become fluent. The results obtained in this study show that there is a large gap between what should be taught in the classroom (spoken language) and what is presented by the teaching material (idealized language). With this research project, I intend to offer an original contribution to the fields of Corpus Linguistics and English Pronunciation Teachingeng
dc.description.sponsorshipPontificia Universidade de São Paulo-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/31165/dissertacao_renata_picasso_amarante.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentLingüísticapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagempor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectlingüística de corpuspor
dc.subjectcolocaçõespor
dc.subjectvogaispor
dc.subjectmaterial didáticopor
dc.subjectLingüística Sistêmico-funcionalpor
dc.subjectCorpus Linguisticseng
dc.subjectCollocationeng
dc.subjectPhonologyeng
dc.subjectVowelseng
dc.subjectSistemic-Functional Linguisticseng
dc.subjectfonologiapor
dc.subjectFonéticapor
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeirospor
dc.subjectLíngua inglesa - Pronúnciapor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor
dc.titleUma contribuição da lingüística de corpus para a fonologia: um estudo de colocações e aspectos segmentais das vogais da língua inglesapor
dc.title.alternativeA contribution from Corpus Linguistics to Phonology: a study of collocations and segmental aspects os the English Language Vowelseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_renata_picasso_amarante.pdf
  Restricted Access
1,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.