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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14098
Tipo do documento: Tese
Título: Trabalhando com os gêneros do discurso: uma perspectiva enunciativa para o ensino de língua portuguesa
Autor: Barbosa, Jacqueline Peixoto 
Primeiro orientador: Rojo, Roxane Helena Rodrigues
Resumo: A partir de pressupostos teóricos de base enunciativo-discursiva no que diz respeito ao objeto considerado - a linguagem - e de base socio-histórica cultural, sobretudo na sua versão vygotskiana, no que diz respeito à concepção de ensino-aprendizagem, o presente trabalho pretende contribuir para a concretização de uma perspectiva enunciativa para o ensino de Língua Portuguesa. Para tanto, defendemos a adoção dos gêneros do discurso - tal como postulados por Bakhtin - como objetos de ensino-aprendizagem, a exemplo do que propõem os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. Algumas escolas brasileiras já vêm tentando uma articulação do trabalho na área de Língua Portuguesa em torno dos gêneros do discurso. Entretanto, essas práticas ainda são minoritárias e vêm se deparando com inúmeros problemas de ordem teórico-metodológica. Dessa forma, o presente trabalho pretende enumerar e discutir alguns desses problemas esperando, assim, contribuir para a sua superação. Para tanto, iniciamos o trabalho com uma discussão de cunho mais' teórico, na qual relacionamos o conceito bakhtiniano de gênero do discurso com outras considerações, conceituações e postulações tecidas/propostas pelo círculo de Bakhtin, como forma de aprofundar a compreensão desse conceito e retirar decorrências práticas coerentes. A seguir, num nível teórico-prático, buscamos contemplar vários níveis de concretização curricular, partindo das' referências estabelecidas por instâncias governamentais federais (principalmente os PCNs), rumo à sala de aula. Nesse percurso, encontra-se um número bastante grande de questões que dão origem aos problemas acima mencionados, das quais contemplaremos as seguintes: critérios de seleção de gêneros e de estabelecimento de progressões curriculares, procedimentos para seleção de corpus e para descrição de gêneros e parâmetros para a elaboração de projetos de trabalho e de materiais didáticos
Abstract: The herein work aims to contribute to the structuring of a discoursive perspective for the teaching of the Portuguese Language from theoretical presumptions of an enunciative-discoursive base in regards to the object under consideration - the language - as well as of a social-historical base, chiefly in its Vygotskian version, where the teaching-learning conception is concerned. For such, we defend the adoption of discourse genres - as postulated by Bakhtin - as teaching-learning objects, as set forth by the Portuguese Language National Standard Curricula for Elementary Schooling. Some Brazilian schools already have been attempting an articulation of their work in the Portuguese Language area, concerning discourse genres. Yet, such practices are still scant, and have faced innumerable problems of a theoretical-methodological nature. Therefore, the herein document aims to list and discuss some of the a fore-mentioned problems, in the hopes that, by so doing, it will contribute to their solution. For that purpose, on a theoretical level, the bakhtinian concept of discourse genres was interrelated to other considerations, conceptualizations and postulations woven/proposed by the Bakhtinian circle, as a means to deepen the understanding of the referred concept, resulting in coherent practical conclusions. On a theoretical-practical level, attempts were made to comprise various curriculum-structuring levels, from the references established by the federal government regulations (chiefly the National Standard Curricula), towards the classroom. On this route, a fairly large number of questions generating the a fore-mentioned problems can be found, amongst which those herein contemplated, namely: genre selection criteria and definition of curricular progressions, corpus selection and genre description procedures, and parameters applied to the elaboration of work projects and didactic materials
Palavras-chave: Lingua portuguesa -- Estudo e ensino -- Estudo e ensino
Ensino de lingua materna
Genero do discurso
Progressao curricular em Lingua Portuguesa
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Lingüística
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Barbosa, Jacqueline Peixoto. Trabalhando com os gêneros do discurso: uma perspectiva enunciativa para o ensino de língua portuguesa. 2001. 241 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14098
Data de defesa: 30-Nov-2001
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

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