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Tipo do documento: Dissertação
Título: O lugar da discussão oral argumentativa na sala de aula: uma análise enunciativo-discursiva
Autor: Barbosa, Marly de Souza 
Primeiro orientador: Rojo, Roxane Helena Rodrigues
Resumo: Este é um trabalho de pesquisa vinculado ao projeto: Práticas de linguagem no ensino fundamental: Circulação e apropriação dos gêneros do discurso e a construção do conhecimento - Uma parceria Universidade e Escola Pública. Está fundamentado na concepção de desenvolvimento e aprendizagem vygotskyana e na teoria da enunciação bakhtiniana, no que se refere à concepção de linguagem. Esta pesquisa busca apontar a presença dos discursos orais argumentativos nas salas de aula do Ensino Fundamental, evidenciando as situações enunciativas em que os mesmos são postos em cena. As discussões teóricas do trabalho apresentam, ainda, uma breve resenha dos estudos sobre argumentação retórica, semântica, lógica e enunciativa, comentando algumas reflexões sobre o ensino-aprendizagem da linguagem oral argumentativa, o que - junto com os pressupostos básicos, já mencionados - fundamentou a análise que realizamos sobre os textos orais argumentativos.A análise seguiu a abordagem interpretativista e o método sociológico bakhtiniano, no que se refere à interpretação dos dados. Para tanto, analisamos interações de sala de aula nas áreas de Geografia, Matemática e Português, observando em que medida as formas de apropriação/transmissão dos discursos de outrem oportunizam ou não o desenvolvimento de capacidades dominantes à mestria nos gêneros argumentativos. São 06 aulas, que ocorreram numa escola pública estadual, na 1ª, 2ª, 5ª, 6ª e 8ª série do Ensino Fundamental. As considerações finais do trabalho ressaltam a possibilidade e a importância de a discussão oral argumentativa figurar em todas as áreas do conhecimento, funcionando como um mega-instrumento (Schneuwly, 1994b) no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos dessas áreas, desde o início da escolaridade. Além disso, apontamos algumas necessidades e sugestões para que tal proposta se efetive e possa contribuir na formação de cidadãos usuários da linguagem oral argumentativa
Abstract: This research was conducted within the project: Practices of language in the elementary education: Transmission and appropriation of discourse genres and the construction of the knowledge - A partnership between University and Public School. It is based on the Vygotskian conception of development and learning and on the Bakhtinian theory of enunciation. The objective of this research is to discuss the presence of argumentative oral discourse in classrooms at elementary schools highlighting the enunciative situations in which they occur. The theoretical frame also presents short reviews on the studies of rhetoric, semantic, logical and enunciative argumentation, pointing at some reflections on the teaching-learning of argumentative oral language. This discussion supported the analysis conducted on argumentative oral text. The interpretive approach as well as the Bakhtinian Sociological Method were considered for analysis. In order for our objectives to be achieved, we analyzed classroom interactions in Geography, Mathematics and Portuguese classes, observing to what extent to which the appropriation/transmission of other's discourses provide opportunities for development of the dominant capacities to mastering argumentative genres. We analyzed 6 classes of 1st, 2nd, 5th, 6th, and 8th grades from, a public school. The final considerations of this work enhanced the possibility and a importance of argumentative oral discussion as part of all knowledge areas, working as a mega instrument (Schneuwly, 1994) in teaching-learning process of content from the very beginning of schooling. Moreover we point at some needs and suggestions so that this, proposal might be implemented, and might contribute to the formation of effective user of the argumentative oral language
Palavras-chave: Linguagem oral
Argumentacao
Linguagem oral argumentativa
Capacidades argumentativas
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Lingüística
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Barbosa, Marly de Souza. O lugar da discussão oral argumentativa na sala de aula: uma análise enunciativo-discursiva. 2001. 232 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14099
Data de defesa: 30-Nov-2001
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

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