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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14117
Tipo do documento: Dissertação
Título: A elaboração de material didático: instrumento de (re)constituição do professor de inglês
Autor: Lopes, Rubens Fernando de Souza 
Primeiro orientador: Lessa, Angela Brambila Cavenaghi Themudo
Resumo: O objetivo desta pesquisa é investigar a (re)constituição do professor-pesquisador em meio a atividades que envolvem a elaboração de material didático para ensino-aprendizagem da língua inglesa. Mais especificamente, investiga-se como suas concepções de ensinoaprendizagem, leitura e linguagem são transformadas enquanto elabora unidades didáticas, participa de uma sessão de orientação e utiliza, em sala, o material criado. As perguntas que direcionam o trabalho são três: Como um professor se (re)constitui em um processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa em uma ONG? Quais conceitos de ensinoaprendizagem, leitura e linguagem são priorizados no processo de elaboração de unidades didáticas? Como as teorias de ensino-aprendizagem, leitura e linguagem informam as práticas do professor? A pesquisa é realizada na ONG educacional Guri na Roça, na cidade de Jacareí- SP; tem como participante focal o professor-pesquisador e como parceiros de ação seus alunos adolescentes. A metodologia adotada é a Pesquisa-Ação Colaborativa, pelo fato de a investigação partir de um problema social, envolver os próprios indivíduos inseridos na situação investigada, e apresentar diversos contextos de colaboração. A pesquisa ancora-se na Teoria Sócio-Histórico-Cultural, apoiando-se nos conceitos de ensino-aprendizagem, leitura e linguagem segundo Bakhtin (1953/1997, 1929/2004), Baquero (1998), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2001/2004), Newman e Holzman (2002), Vygotsky (1930-34/2007, 1987); e em documentos oficiais como os PCN-LE (BRASIL, 1998) e as Orientações Curriculares para Ensino da Língua Inglesa (SÃO PAULO, 2007). O conjunto de dados investigados é composto de: uma unidade didática, chamada de Piloto; uma sessão de orientação; uma unidade didática chamada de Unidade 1 e um conjunto de aulas nas quais foi utilizada essa unidade. A análise foi realizada a partir de escolhas lexicais e/ou conteúdos temáticos, tal como desenvolvidos por Bronckart (1997/2003). Os resultados revelam que os conceitos do participante focal se transformam de maneira colaborativa no decorrer do processo de criação e utilização do material didático
Abstract: This study aims at investigating the (re)constitution of a teacher-researcher in activities that involve pedagogic material designing for the teaching-learning of English. More specifically, it investigates how his conceptions about teaching-learning, reading and language are transformed while designing pedagogic units, joining a supervision meeting, and using, in class, the created material. Three are the directive questions that lead this investigation: How is a teacher-researcher (re)constituted in a process of teaching-learning English at an NGO? What are the concepts of teaching-learning, reading and language that are prioritized in the material designing process? How do the theories of teaching-learning, reading and language inform the teacher s practices? This research takes place at an educational NGO in Jacareí city, São Paulo State, counting on me teacher-researcher, as the focal participant, and also on some teenage students, as action partners. The Collaborative Action-Research is the methodology adopted for this investigation, justified by the fact that it emerges from a social problem, involves the individuals in the situation being investigated, and also because it is developed in different contexts of collaboration. The research has its bases on the Social-Historical-Cultural Theory. The theoretical support used to discuss teaching-learning, reading, and language is found in Bakhtin (1953/1997, 1929/2004), Baquero (1998), Dolz, Noverraz & Schneuwly (2001/2004), Newman & Holzman (2002), Vygotsky (1930-34/2007, 1987); and in some official documents, such as the Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Estrangeira (BRASIL, 1998) and the Orientações Curriculares para Ensino da Língua Inglesa (SÃO PAULO, 2007). The investigated set of data consists of: a pedagogic unit, named Pilot Unit; a supervision meeting; another pedagogic unit, named Unit 1; and four classes in which this last material was used. The analysis was carried out based on lexical choice and/or on theme content by Bronckart (1997/2003). Results reveal that the concepts of the focal participant are transformed in a collaborative way during the material designing process and its use
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Leitura
Linguagem
Teaching-learning
Reading
Language
Pedagogic material
Lingua inglesa -- Estudo e ensino
Material didatico
Professores de ingles
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Lingüística
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Lopes, Rubens Fernando de Souza. A elaboração de material didático: instrumento de (re)constituição do professor de inglês. 2009. 228 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14117
Data de defesa: 30-Sep-2009
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

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