???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14159
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ler para ser: um desafio possível no cotidiano escolar
Autor: Santos, Ivanete de Almeida 
Primeiro orientador: Zanotto, Mara Sophia
Resumo: Este trabalho se insere na área da Lingüística Aplicada e tem por objetivo investigar a minha ação docente numa nova prática social de leitura, o Pensar Alto em grupo (Zanotto, 1998). A pesquisa está vinculada ao Grupo de Pesquisa GEIM (Grupo de Estudos da Indeterminação e da Metáfora), coordenado pela Profª. Drª. Mara Sophia Zanotto (PUC-SP) e Heronides M. Moura (UFSC). O referencial teórico que sustenta este trabalho engloba estudos voltados para teorias de ensino-aprendizagem pautados em Freire (2005) e Vigotski (1934); teorias de letramento crítico e leitura com Freire (1996,2005) Kleiman (2007), Soares (2006) e Solé (1998); leitura Múltiplas leituras com Zanotto (2008) e Kempe (2001). A metodologia adotada será a qualitativa, de natureza interpetativista (Bortoni-Ricardo, 2008), por meio da pesquisa-ação crítica (Kincheloe, 1997 e Barbier, 2004) de cunho etnográfico. O instrumento utilizado para a geração de dados foi a prática do Pensar Alto em Grupo, Zanotto (1998) utilizado nesta pesquisa enquanto metodologia e instrumento pedagógico. A pesquisa foi realizada com um Grupo Focal (Gatti, 2005) formado por 10 alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual. A análise dos dados evidenciou os seguintes resultados: 1) os alunos passaram a desenvolver a competência leitora crítica, favorecidos pela prática do Pensar Alto em Grupo que oportunizou interação e negociação de múltiplas leituras; 2) eu, professora pesquisadora, transformei a minha prática docente, assumindo um papel de mediadora e agente de letramento que entende na formação contínua a melhor maneira de acompanhar o surgimento de novos paradigmas educacionais
Abstract: Placed within the Applied Linguistic field, this thesis aims at investigating my action as a teacher in a new reading social practice, called Group Think Aloud (Zanotto, 1998). The research was developed as part of the GEIM Research Group (Indeterminacy and Metaphor Study Group), which is coordinated by Dr. Mara Sophia Zanotto (PUC-SP Pontifical Catholic University of Sao Paulo) and Dr. Heronides M. Moura (UFSC Federal University of Santa Catarina). The theoretical framework that supports this investigation encompasses studies on the teaching-learning theories based on Freire (2005) and Vigotski (1934); theories about critical literacy and critical reading as supported by Freire (1996,2005) Kleiman (2007), Soares (2006) and Solé (1998); and multiple readings as discussed by Zanotto(2008) and Kempe (2001). The study follows qualitative interpretive methodology (Bortoni-Ricardo, 2008), and uses the critical action-research (Kincheloe, 1997 and Barbier, 2004) of ethnographic basis. The instrument used to generate data was the practice of Group Think Aloud (Zanotto, 1998) used in this research both as data-generating instrument and as pedagogic tool. The research was developed with a focal group (Gatti, 2005) composed of 10 students from the 2nd and 3rd grades of High School studying in a state school in Sao Paulo. Data analysis showed the following results: 1) students became more critical about their reading after the practice of Group Think Aloud which allowed for the interaction and negotiation of several readings; 2) the teacher-researcher transformed her teaching practice, taking on a role of mediator and literacy agent that understands that continuous education is the best way to keep up with the new educational paradigms
Palavras-chave: Letramento crítico
Leitura
Formação de professor
Pensar alto em grupo
Critical literacy
Reading
Teacher education
Group think-aloud
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Lingüística
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Santos, Ivanete de Almeida. Ler para ser: um desafio possível no cotidiano escolar. 2010. 134 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14159
Data de defesa: 14-Jun-2010
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ivanete de Almeida Santos.pdf706,51 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.