REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/14416
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDelalana, Maria do Carmo Zanaro-
dc.contributor.advisor1Ferreira, Luiz Antonio-
dc.date.accessioned2016-04-28T19:34:09Z-
dc.date.available2007-06-14-
dc.date.issued2006-10-20-
dc.identifier.citationDelalana, Maria do Carmo Zanaro. O professor e o ensino de leitura: Uma reflexão sobre a formação continuada. 2006. 108 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/14416-
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação é refletir sobre a relação entre professores e conceitos sobre leitura tratados em um curso de formação continuada. Nossos questionamentos sobre a articulação entre prática e teoria no fazer docente levaram-nos à necessidade de tal reflexão. Para isso, organizamos o texto em três capítulos: No primeiro, inicialmente, faremos uma descrição teórica da leitura a partir da perspectiva interacional ancorada em aspectos cognitivos e sociais; a seguir, elaboraremos uma análise sobre a nossa atual situação do ensino de leitura e, por último, refletiremos sobre a leitura do professor. No segundo capítulo, a fim de mostrarmos o material utilizado para análise, há uma descrição do curso de formação continuada, da apostila utilizada no curso e das questões direcionadas aos professores. No terceiro capítulo, refletiremos sobre duas citações presentes na apostila, sobre as respostas dos professores e sobre os conceitos de leitura, sem perder de vista a interação entre tais conceitos e os professores de língua materna. A desarticulação entre teoria e prática como conseqüência da maneira pela qual as teorias chegam aos professores, nossa hipótese inicial, foi parcialmente confirmadapor
dc.description.abstractThe objective of this dissertation is to reflect on the relationship between teachers and reading concepts dealt in a program of continuing education. Our questioning over practice and teaching theory has led us on the need of such reflection. We organized the text in three chapters. In the first chapter, initially, we will make a theoretical description of reading from the interactional perspective based on social and cognitive aspects; then we will elaborate an analysis about our current teaching situation on reading and at last we will reflect on the teacher s reading. So that we show the material used for the analysis, there is a description in the second chapter of the program of continuing graduation from the course books used in the program and questions aimed to the teachers. In the third chapter, we will reflect about two quotations presented in the course book, about the teacher s responses and about the reading concepts having in mind the interaction between such concepts and the mother language teachers. Our initial hypothesis that would explain the disarticulation between theory and practice, concerning how the theories came to the teachers, was partially confirmedeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/29776/LPO%20-%20Maria%20do%20Carmo%20Zanaro%20Delalana.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentLíngua Portuguesapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectleiturapor
dc.subjectensinopor
dc.subjectinteraçãopor
dc.subjectprofessores e formação continuadapor
dc.subjectreadingeng
dc.subjectteachingeng
dc.subjectinteractioneng
dc.subjectteachers and continuing educationeng
dc.subjectEducacao continuadapor
dc.subjectLeiturapor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleO professor e o ensino de leitura: Uma reflexão sobre a formação continuadapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LPO - Maria do Carmo Zanaro Delalana.pdf3,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.