REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/14484
Tipo: Dissertação
Título: O descritivo no ensino: limites de possibilidades
Autor(es): Catharino, Adriana Lemes
Primeiro Orientador: Marquesi, Sueli Cristina
Resumo: Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa Texto e Discurso nas Modalidades Oral e Escrita e tem como foco o ensino de leitura do texto descritivo, nos gêneros discursivos. Devido à importância do descritivo no desenvolvimento das competências lexical, textual e comunicativa do aluno, duas questões são problematizadas: como os livros didáticos por meio dos gêneros discursivos apresentam o descritivo e como é possível trabalhar em sala de aula o descritivo por meio dos princípios teóricos da Lingüística Textual. Para orientar a discussão dessas questões, esta dissertação fundamenta-se nos estudos de gêneros de Bakhtin (2003[1979]) e 2004[1929]), Marcuschi (2002 e 2005) e Travaglia (2003, 2004 e 2006), além das orientações dos PCNs (1998); em estudos a respeito do descritivo dos autores Genette (1966), Hamon (1972), Adam (1992), Neis (1986), Fávero & Koch (1987) e Marquesi (2004[1990]) e por fim em se tratando do livro didático, baseia-se em Bezerra (2002) e no Guia Didático de Língua Portuguesa (2007). Os resultados obtidos evidenciam a necessidade de se trabalhar o texto descritivo, por meio dos gêneros discursivos, pois é um texto onipresente em nosso cotidiano. Diante disso, apresenta-se, no final da dissertação, uma proposta de atividade de leitura do texto descritivo manifestado em dois gêneros discursivos diferentes
Abstract: This present dissertation is related to the field research of the Text and Discourse on Speaking and Writing Ways and has as objective the teaching of reading from the descriptive text, in genres discourses Due to the importance of descriptive text in the development of lexical, textual and communicative skills of the student, two questions are issued: how the textbooks through genres discourses show the descriptive texts and how it can be possible to work the descriptive texts in the classroom through theoretical principles of the textual Linguistic To guide the discussion of these issues, this dissertation is based on studies of genres of Bakhtin (2003[1979] and 2004[1929]), Marcuschi (2002 e 2005) and Travaglia (2003, 2004 e 2006), in addition to the guidelines of the PCNS (1998); under studies on the descriptive text from the authors Genette (1966), Hamom (1972), Adam (1992), Neis (1986), Fávero & Koch (1987) and Marquesi ( 2004[1990]) and finally when it comes about textbook, it is based on Bezerra (2002) and on Guia Didático da Língua Portuguesa (2007). The results highlight the need of working the descriptive text, through discursive genres, as it is an omnipresent text in our daily life. Therefore, it is showed at the end of the dissertation, a proposal for activity of reading from the descriptive text shown in two different genres discourses
Palavras-chave: Tipo descritivo
Gêneros discursivos
Livro didático
Type of descriptive text
Genrer discourses
Textbook
Lingua portuguesa -- Estudo e ensino
Lingua portuguesa -- Livro didatico
Linguistica
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Língua Portuguesa
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
Citação: Catharino, Adriana Lemes. O descritivo no ensino: limites de possibilidades. 2007. 131 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14484
Data do documento: 14-Nov-2007
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adriana Lemes Catharino.pdf1,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.