REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/14609
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFrancischetti, Simone Terenciano Elias-
dc.contributor.advisor1Silveira, Regina Célia Pagliuchi da-
dc.date.accessioned2016-04-28T19:34:43Z-
dc.date.available2010-01-20-
dc.date.issued2009-10-29-
dc.identifier.citationFrancischetti, Simone Terenciano Elias. Pictorial text and linguistic text writing: an intertextual dialogue in classroom. 2009. 244 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/14609-
dc.description.resumoEsta Dissertação esta situada na vertente sócio-cognitiva da Análise Crítica do Discurso de linha Anglo-Saxônica, e tem por objetivo geral contribuir para a reflexão sobre o ensino da Língua também como parte integrante do ensino de Arte. São objetivos específicos: 1. verificar, no momento atual, o aproveitamento do aluno pala leitura de uma obra de arte; 2. examinar o aproveitamento do aluno pela leitura de uma obra de arte, através da sua produção textual escrita; 3. analisar as dificuldades existentes tanto para leitura da obra de Arte quanto para a produção escrita em língua portuguesa, ao observar como um acontecimento social pode ser transformado em discurso imagético, desta forma ser também compreendido, interpretado e reconstruído em língua. A pesquisa realizada está delimitada aos textos-produtos de alguns alunos do Ensino Médio de determinada Escola Pública de São Paulo. Entende-se que há uma interrelação entre as categorias analíticas Sociedade, Cognição e Discurso, pois cada uma se define pela outra. Tem-se por hipótese que há estratégias sócio-interacionais que garantem a interação discursiva entre o texto imagético e o observador. O material de análise foi coletado em uma Escola Estadual da Zona Sul de São Paulo como atividade pedagógica da aula de Arte. O método de análise foi teórico-analítico para tratar dos segmentos selecionados e inter-relacionados em ambos os discursos imagético e escrito. Os resultados obtidos indicam que: 1) as estratégias de leitura de imagem apresentam uma variável social, relativas às cognições sociais e à compreensão das funções dos elementos que a compõem; 2) as diferentes construções textuais dos alunos, analisadas por sua completude, intertextualidade e informatividade, apresentam uma série de dificuldades; 3) as dificuldades apresentadas para a leitura da obra de arte estão relacionadas aos elementos gráfico-composicionais e suas funções na mensagem do artista, e, as relacionadas ao processo de escrita, apresentam desde problemas de construção estrutural e coesiva do texto a dificuldades ortográficas primárias. Esta dissertação, ao tratar da relação arte-visual e enunciado lingüístico, indica novas perspectivas para continuidade desta investigação a fim de dar conta da leitura descritiva, da leitura formal e da leitura interpretativapor
dc.description.abstractThis Dissertation this situated on the social-cognitive of the Critical Analysis of the Discourse of Anglo-Saxon line, and has for general objective to contribute for the reflection on the education of the Language as integrant part of the education of Art. There are specific objectives: 1. To verify, at the present moment, the pupil s good use of the art reading; 2. To verify the pupil s good use of art reading through it s writing textual production; 3. To analyze the difficulties either of Art Reading, either of writing in Portuguese when observing how a social event can be turned into imagetic discourse, thereafter being comprehended, understood and rebuilt in spoken or written language. The research is delimited to the text-products of some pupils of High School of determined Public School of São Paulo. Each one is understood that it has an interrelation between the analytical categories Society, Cognition and Discourse, therefore is defined for the other. It is had for hypothesis that has International partnership strategy that guarantee the discursive interaction between the imagetic text and the observer. The analysis material was collected in a State School of the South Zone of São Paulo as pedagogical activity of the lesson of Art. The analysis method was theoretician-analytical to deal with the segments selected and interrelated in both the speeches - imagetic and writing. The results indicate that: 1) the image reading strategies show changes related to social knowledge and the comprehension of the elements that make society; 2) the pupil s different textual constructions, analyzed for it s intertextuality and informatively, show a series of problems; 3) the difficulties shown for Art Reading are related to the graphic-composing elements and it s functions in the artist s message, and, as related to the writing process, show problems from text s structural construction and cohesiveness, to primary orthographic difficulties. This dissertation, when dealing with the visual art relation and linguistic enunciation, indicates new perspectives for continuing this investigation, looking for descriptive, formal and interpretative reading comprehensioneng
dc.description.sponsorshipSecretaria da Educação do Estado de São Paulo-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.formataudio/x-wavpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30598/Simone%20Terenciano%20Elias%20Francischetti.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentLíngua Portuguesapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDiscurso imagéticopor
dc.subjectLeitura compreensiva de obra de artepor
dc.subjectExpressão escrita em redação escolarpor
dc.subjectArteng
dc.subjectImagetic discurseeng
dc.subjectComprehensive reading of arteng
dc.subjectExpression written as school compositioneng
dc.subjectComunicacao escritapor
dc.subjectArte -- Apreciacaopor
dc.subjectIntertextualidadepor
dc.subjectLingua portuguesa -- Composicao e exerciciopor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleTexto artístico pictural e texto lingüístico escrito: um diálogo intertextual em sala de aulapor
dc.title.alternativePictorial text and linguistic text writing: an intertextual dialogue in classroomeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Simone Terenciano Elias Francischetti.pdf34,97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.