REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária
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Tipo: Dissertação
Título: As prendisajens poéticas em Ondjaki: dimensões da metáfora xão
Título(s) alternativo(s): The poetics learning in Ondjaki: dimensions of metaphor xão
Autor(es): Muraro, Andrea Cristina
Primeiro Orientador: Oliveira, Maria Rosa Duarte de
Resumo: Esta dissertação analisa as dimensões da metáfora xão na obra Há prendisajens com o xão (2002) do escritor angolano Ondjaki, com o objetivo de sistematizar o fazer poético do autor e explicitar como o corpus de poemas insere-se em um sistema literário de países de língua portuguesa e dialoga com outros escritores. A investigação desenvolveu-se em quatro capítulos. No cap. 1, estabelecemos como a produção de Ondjaki insere-se dentro de um sistema literário, visto enquanto macrossistema (Abdala, 1989), para situar a obra em um tempo-espaço na História da literatura angolana.O cap.2 foi dedicado à análise do corpus, epígrafes e dedicatórias, à luz da construção do pensamento metafórico da palavra chão, fundamentado em estudos de Valèry (1999), Fenollosa(1994) e Pound( 1997). No cap. 3, Aprendizagem do eu-chão: a língua , procuramos revelar procedimentos do poeta para construir uma língua literária e suas maleabilidades, evidenciando aspectos da oralidade ( substrato quimbundu, por exemplo) usados como recursos para a construção de trocadilhos e palavras-montagem. No cap. 4, utilizamos o conceito de rizoma de Glissant ( 2005) para concluir como os recursos levantados anteriormente levam à construção da identidade, de um chão como nação poética sem fronteiras, por meio das relações com o universo da literatura contemporânea em língua portuguesa
Abstract: This dissertation analyses the metaphor dimensions of the word chão/xão in the literary work "Há prendisajens com o xão " (2002) from the Angolan writer Ondjaki, with the goal to summarize the author s poetic and makes clear how the corpus of the poems are inserted in a literary system of countries with Portuguese language and also dialogues with others writers. The investigation had developed in four chapters. In chapter 1, we established how Ondjaki production is inserted in a literary system, seen as a macro system (Abdala, 1989), we attempted to point out some authors and the theme 'land' to locate the work in a time-space of the Angolan Literature History, that is, showing who are the "others" that precede him. In the chapter 2, was delicated for the analysis of the corpus, epigraphs and dedicatories in view of the construction of the metaphoric though of word "xão", based on studies of Valèry (1999) Fenollosa (1994) and Pound (1997). In chapter 3, " Learning to be ground: the language", we attempted to reveal the poet procedures to build up a crioulè language and its malleabilities, making evident the aspects of the orality (quimbundu subtract, for instance) used as resources for the construction of paronomasia, alliteration and works-assembly. In chapter 4, The others of the land , we used Glissant concept of rhizome (2005) to conclude how the resources raised previously lead to the construction of identities, of a "xão" as a poetic land without frontiers, through the relationship with the contemporary poetry universe in Portuguese Language
Palavras-chave: literatura angolana
Ondjaki
poesia
metáfora
Angolan literature
Ondjaki
poetry
methapor
Ondjaki -- 1977- -- Critica e interpretacao
Poesia angola (Portugues) -- Historia e critica
Literatura angola (Portugues) -- Historia e critica
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Literatura
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária
Citação: Muraro, Andrea Cristina. The poetics learning in Ondjaki: dimensions of metaphor xão. 2006. 113 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14803
Data do documento: 13-Dez-2006
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