Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/14809
Tipo: | Dissertação |
Título: | Fantasmagorias de um pintor exótico: o grotesco insólito no Ensaio sobre a Cegueira |
Autor(es): | Carmo, Maria José do |
Primeiro Orientador: | Segolin, Fernando |
Resumo: | Esta pesquisa propõe a realização de uma análise interpretativa do romance Ensaio sobre a Cegueira (1995) do escritor Português José Saramago, e utiliza como fio condutor do trabalho o processo de construção da estética do grotesco, imbricado na alegoria, como metáfora da cegueira branca que conduz a narrativa. Na análise desse corpus, utilizamos como principal referencial teórico as obras de Mikhail Bakhtin: A cultura popular na idade média e no Renascimento e Problemas da poética de Dostoiévski, bem como a de Wolfgang Kayser: O Grotesco, onde procuramos trilhar os caminhos da estética do grotesco para o desvendamento da cegueira branca instaurada nesta narrativa saramaguiana. No primeiro capítulo desenvolvemos um recorte teórico sobre a alegoria, o grotesco e a sátira menipéia, para dar suporte analítico ao segundo capítulo, onde utilizamos, mais amiúde, as particularidades do corpus no romance. Na eleição desse corpus, buscamos tecer comparações com telas de estilos diversos, para a interpretação do diálogo que se estabelece entre a escrita do autor português e procedimentos do expressionismo. Por fim, também julgamos necessário anexar ao trabalho a gênese da criação do romance em questão, para melhor sustentação do objeto em estudo |
Abstract: | This research takes charge of an interpretative analysis of the novel Ensaio sobre a Cegueira (1995) by the Portuguese author José Saramago, and uses as the main stream of this assignment the aesthetic construction of the grotesque, imbricated in the allegory, as metaphor of the white blindness that conducts the narrative. In the analysis of the corpus, we use as main theoretical reference the works of Mikhail Bakhtin: A cultura popular na idade média e no Renascimento and Problemas da poética de Dostoiéviski, and the one by Wolfgang Kayser: O Grotesco, where we tried to follow the aesthetic of the grotesque path to the white blindness unveiling established in that saramaguian narrative. In the first chapter, we have made a theoretical outline of the allegory, the grotesque and the menipeia satire, to give analytical support to the second chapter, where we has, more often, used the particularities of the corpus in the novel. In the selection of this corpus, we sought to draw comparisons with canvas of several styles, to the interpretation of the dialogue that is stablished between the Poetuguese author s writing and some procedure of the expressionism. At last we also thought it was necessary to attach the genesis of creation of that novel to the assignment, for a better support to the studying object |
Palavras-chave: | Construção da estética do grotesco Aesthetic construction of the grotesque Saramago, Jose -- 1922- -- Ensaio sobre a cegueira -- Critica e interpretacao Grotesco na literatura Alegoria |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Literatura |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária |
Citação: | Carmo, Maria José do. Fantasmagorias de um pintor exótico: o grotesco insólito no Ensaio sobre a Cegueira. 2006. 130 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14809 |
Data do documento: | 7-Nov-2006 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LCL - Maria Jose do Carmo.pdf | 719,76 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.