REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária
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dc.creatorAlmeida, Marcos Holanda-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4252594U2por
dc.contributor.advisor1Sá, Olga de-
dc.date.accessioned2016-04-28T19:59:14Z-
dc.date.available2008-12-23-
dc.date.issued2008-12-04-
dc.identifier.citationAlmeida, Marcos Holanda. The poetry of visuality in Memórias Sentimentais de João Miramar, of Oswald de Andrade. 2008. 90 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/14883-
dc.description.resumoEsta dissertação tem por objetivo alcançar uma possível leitura do romance, Memórias Sentimentais de João Miramar, a partir das concepções teóricas do cinema Eisensteiniano, uma vez que constatamos a necessidade de uma técnica de montagem na leitura dos capítulos-fragmentos presentes na obra oswaldiana. Além da teoria da montagem do cinema eisensteiniano, esta pesquisa também fará uso do conceito de imagismo poundiano, a fim de compreender o processo de condensação da imagem utilizado na prosa miramariana. Analisaremos também o processo de construção metonímico, provocado pela linguagem telegráfica utilizada no romance, e a possível presença do cubismo na concatenação e justaposição dos seus capítulos-fragmentos, a fim de corroborar a tese de que Oswald antecipa diversos conceitos da moderna teoria literária, criando, portanto, uma verdadeira poética da visualidade em sua obrapor
dc.description.abstractThis essay aims to achieve a possible reading of the novel, Memórias Sentimentais de João Miramar, from the theoretical concepts of film, from Eisenstein's theory of montage, once we see the need for a technique of montage in reading the chapters-fragments in this novel. In addition to the theory of montage of Eisenstein s movie, this research will also use the concept of image from Ezra Pound theory of imagism in order to understand the process of condensing the image used in Oswald de Andrade novel. We also analyze the process of metonymy, caused by telegraphic language used in the novel, and the possible presence of cubism in the concatenation of its chapters and juxtaposition-pieces in order to corroborate the theory that Oswald de Andrade anticipates several concepts of modern literary theory, creating, therefore, a real poetry of visuality in his workeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/31175/Marcos%20Holanda%20Almeida.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentLiteraturapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literáriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMemórias Sentimentais de João Miramarpor
dc.subjectPoética da visualidadepor
dc.subjectPoetry of visualityeng
dc.subjectAndrade, Oswald de -- 1890-1954 -- Critica e interpretacaopor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADApor
dc.titleA poética da visualidade em Memórias Sentimentais de João Miramar, de Oswald de Andradepor
dc.title.alternativeThe poetry of visuality in Memórias Sentimentais de João Miramar, of Oswald de Andradeeng
dc.typeDissertaçãopor
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