REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária
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Tipo: Dissertação
Título: Veredas sonoras: música e escritura na narrativa de Grande Sertão
Autor(es): Passoni, Mariana Vicente Mezzalira
Primeiro Orientador: Segolin, Fernando
Resumo: Esta pesquisa tem por objeto de estudo a musicalidade da narrativa da personagem Riobaldo na obra Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, à luz dos conceitos de voz, oralidade e performance, segundo Paul Zumthor. Ao notarmos a música como elemento constituinte da escritura da obra, fomos buscar nas declarações do próprio Rosa argumentos que demonstrassem sua intencionalidade ao utilizar a música como fator de construção metaficcional em seu projeto autoral. Em nossas pesquisas, encontramos um paralelismo muito forte entre a epopéia narrada por Riobaldo e a ópera dodecafônica (como as compostas por Wagner, por exemplo), e, partindo do estruturalismo de Lévi-Strauss (que defende a similaridade e contigüidade entre o mito e a música), nos propusemos a esboçar essa partitura que se oculta sob o véu da escrita caligráfica de Guimarães Rosa. Para tanto, foi-nos necessário fazer uso também de conceitos musicais, tais como contagem rítmica, tipos de compassos, tempos das notas etc. Foram pertinentes, também, o ensaio sobre o narrador, de Walter Benjamim, além dos apontamentos acerca do som e o sentido, de José Miguel Wisnik. É importante ressaltar que, embora já houvessem outros estudos relacionando a música com a obra de Rosa, estes se limitavam a estudar as cantigas presentes no texto roseano, enquanto que nosso trabalho propõe que a obra Grande Sertão: Veredas, pode, como um todo, ser concebida como uma composição musical, com seus temas, sub-temas, variações e refrões. Dessa forma, ao evidenciarmos essa música subjacente ao texto, que se descortina perante nossos olhos (e ouvidos), torna-se possível vivenciar a grandeza cantável , da qual nos fala Riobaldo
Abstract: This research analyses the musicality in Riobaldo s narrative at João Guimarães Rosa s Grande Sertão: Veredas, according to Paul Zumthor s concepts of voice, orality and performance. When we notice the music as a constituent element of the writing of the work, we searched in Rosa's own statements arguments that demonstrated his intention to use music as a factor in his construction metafictive in his authorial project. In our research, we found a very strong parallel between the epic narrated by Riobaldo and twelve-tone opera (as composed by Wagner, for example), and, leaving from the Levi-Strauss s structuralism (which supports the similarity and contiguity between myth and music ), we set out to sketch this score that is hidden under the veil of Guimarães Rosa s calligraphic writing. For in such a way, we were also necessary to make use of musical concepts such as counting rhythmic types of bars, times of notes etc.. Were relevant, too, the Walter Benjamin s essay of the narrator, in addition to notes about the sound and sense of José Miguel Wisnik. It is important to stand out that although since there were other studies linking music with the work of Rosa, they were limited to studying the songs that were already in Guimarães Rosa s text, whereas our work suggests that Grande Sertão: Veredas may, as a whole, be conceived as a musical composition, with its themes, sub-themes, variations and choruses. Thus, by showing the music behind the text, which unfolds before our eyes (and ears), it is possible to experience the "greatness cantabile", which tells us Riobaldo
Palavras-chave: Musicalidade
Performance
Narrative
Musicality
Performance
Rosa, Joao Guimaraes -- 1908-1967 -- Grande sertao : veredas -- Critica e interpretacao
Musica e literatura
Narrativa (Retorica)
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Literatura
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária
Citação: Passoni, Mariana Vicente Mezzalira. Veredas sonoras: música e escritura na narrativa de Grande Sertão. 2009. 90 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14923
Data do documento: 15-Dez-2009
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