REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Clínica
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Tipo: Dissertação
Título: Processos de transição para a vida adulta: do olhar dos pais a uma compreensão intergeracional
Autor(es): Rodrigues, Clarissa Magalhães
Primeiro Orientador: Kublikowski, Ida
Resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa que teve por objetivo compreender, sob o referencial da Psicologia Sistêmica, o modo como pais e mães cujos filhos se encontram em transição para a vida adulta percebem e lidam com as mudanças reveladas por seus descendentes. Trata-se de uma compreensão intergeracional dos processos de construção da adultez, tendo em vista as transformações contextuais que hoje desenham um novo cenário, mais complexo e instável, para a constituição da identidade adulta. Por meio de entrevistas semiestruturadas, foram pesquisadas sete famílias paulistas, representadas por quatro casais e três mães solteiras. Os resultados indicaram que mudanças relativas à concepção do casamento, da independência financeira e da saída da casa dos pais como tradicionais marcos de transição para a maturidade favorecem a ressignificação do ser adulto , que passa a ser compreendido como resultado de um processo alinhavado pelo valor moral da responsabilidade. A ideia da transição para a adultez como um movimento fundamentado na diferenciação do indivíduo em relação à família de origem ganha espaço, possibilitando aos pais reconhecerem os filhos como adultos, mesmo a despeito de não haverem estes transposto os tradicionais marcos de transição. Por outro lado, apesar desse movimento geral dos pais que, mais flexíveis em suas concepções, revelam melhor acompanhar as mudanças contextuais contemporâneas, alguns modelos de dinâmica familiar permanecem inalterados, o que se reflete nas visões ambivalentes de alguns dos entrevistados acerca da condição adulta de seus filhos. Isto lança luz sobre o fato de a construção da vida adulta preconizar, em última instância, uma transição entre fases distintas do ciclo vital familiar, exigindo a ressignificação da própria parentalidade
Abstract: This qualitative research had the purpose to understand, from the Systemic Psychology standpoint, the way parents whose children are in transition into adult life perceive and deal with the changes revealed by their offsprings. It has aimed to be an intergenerational understanding of adulthood building processes, considering the contextual transformations which draw a new scenario, more complex and unstable, for the constitution of the adult identity in the contemporary world. Through semistructured interviews, seven paulista families were surveyed. They were represented by four couples and three single mothers. Results indicated that changes related to the conception of marriage, financial independence, and the leaving of parents home as traditional landmarks for the transition into maturity favor the re-signification of being an adult, which turns out to be considered the result of a process conducted by the moral value of responsibility. The idea of adulthood as a process based on the differentiation of individuals in relation to their families of origin surfaces, and this makes it possible for parents to recognize their children as adults, even in spite of their not having crossed the traditional landmarks of transition. On the other hand, despite this general movement of parents who, more flexible on their conceptions, seem to follow the contemporary changes in a more positive basis, some patterns of family dynamics remain unchanged, thus reflecting on the ambivalent visions of some of the interviewees on the adult condition of their children. This lights up the fact that the building of adult life implies, at last, a transition between distinct phases of the family life cycle, demanding the re-signification of parenting itself
Palavras-chave: Adultez
Transição
Ressignificação
Intergeracionalidade
Adulthood
Transition
Re-signification
Intergenerationality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Psicologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica
Citação: Rodrigues, Clarissa Magalhães. Processos de transição para a vida adulta: do olhar dos pais a uma compreensão intergeracional. 2011. 176 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15072
Data do documento: 8-Nov-2011
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