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Tipo do documento: Dissertação
Título: Fatores psicológicos x fracasso escolar
Autor: Terra, Celia Maria de Souza 
Primeiro orientador: Macedo, Rosa Maria Stefanini de
Resumo: Trata-se de um estudo sobre as relações entre alterações de fatores psicológicos da personalidade do aluno o fracasso escolar - expresso na forma de reprovação - realizado através de Diagnóstico Psicológico. Utilizou, para estudo, duas amostras de 17sujeitos cada: uma de crianças com reprovação em seu histérico es colar e outra de crianças sem reprovação; Os sujeitos são alunos da 2a a 4a série, da rede estadual de ensino, da Capital e municípios da Grande São Paulo; procedentes de famílias com niveal sócio-econômico-educacional inferior e médio inferior, de ambos os sexos; a idade do grupo com reprovação, variou de 9ª. 10m. a 14a. e, a do grupo sem reprovação, de 8a. 8m. a 11a. 2m. Investigou o nível intelectual, o desempenho perceptivo-motor, os aspectos afetivos-emocionais da personalidade de cada sujeito, bem como realizou um levantamento do seu histórico de vida pregressa e atual, através da utilização dos seguintes instrumentos: Escala de Inteligência para Crianças de WECHSLER (WISC); Teste Gestáltico Viso Motor de L. BENDER, Dominância Lateral de N. GALIFRET-GRANJON, Direita-Esquerda de PIAGET, Mão-olho-orelha de HEAD, Três Provas de Ritmo de STAMBACK; Psicodiagnóstico de RORSCHACH; Anamnese e Desenho Livre. Os dados foram analisados, segundo as normas propostas para cada prova, e integrados num Parecer Psicológico, do qual constou indicações de tratamentos considerados necessários a cada caso. Utilizou Qui Quadrado com 1 grau de liberdade ou Probabilidade Exata de FISHER para testar as hipóteses. Concluiu que os alunos com reprovação escolar apresentam uma personalidade com alterações nas áreas cognitiva e psicomotora. Na primeira, as mesmas estão ligadas ao desempenho, em provas de nível mental, dentro da faixa das variações normais da inteligência, são também observadas no comportamento cotidiano da criança, sob a forma de sinais sugestivos de rebaixamento intelectual e necessitam de atendimento em reeducação pedagógica. Na segunda, ligam-se á imaturidade das funções de percepção espacial e temporal, orientação espacial e coordenação motora manual, bem como do desempenho, em provas de nível mental, do tipo execução, dentro da faixa das variações normais da inteligência. Observou uma tendência, nesses alunos, a apresentarem maior comprometimento dos fatores que predispõe a alterações em diferentes áreas da personalidade, bem como, a apresenta rem uma pseudo-adaptação ao meio e inibições da expressão afetiva. De modo qual, estas crianças apresentam uma personalidade mais desorganizada e com alterações mais serias, as quais necessitam de atendimento em diferentes áreas de especialização, ao lado de mães que parecem ser mais propensas a apresentarem maior comprometimento da personalidade e a aceitarem passivamente os fracassos escolares de seus filhos. Os alunos sem reprovação escolar também apresentam sinais que sugarem predisposição e/ou presença de alterações nas diferentes áreas da personalidade, exceto no nível mental, bem como alterações na área afetiva-emocional, as quais necessitam de atendimento em psicoterapia. No entanto, parecem não fracassar porque apresentam um rendimento intelectual dentro da faixa media, maturidade das funções psicomotores, uma personalidade com alterações menos serias e funcionando de modo mais harmonioso, ao lado de mães que, embora necessitem de trabalho em orientação psicológica, tem uma atitude mais favorável em relação ã escola ri dada: são mais ativas na vida de seus filhos, se expõe mais a investigação, são mais esclarecidas e valorizam a escola como meio de promoção do desenvolvimento. Há indícios de uma situação psicológica compro metida, nos escolares, da rede estadual de ensino, que necessita de assistência em diferentes áreas de especialização
Palavras-chave: Fatores psicológicos da personalidade
Fracasso escolar
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica
Citação: Terra, Celia Maria de Souza. Fatores psicológicos x fracasso escolar. 1982. 153 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1982.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15180
Data de defesa: 30-Nov-1982
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica

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