Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15183
Tipo do documento: Dissertação
Título: Razões da escolha de cursos de aprendizagem industrial e atividade profissional após término do curso
Autor: Schmidt, Ivone Tambelli
Primeiro orientador: Schoenfeldt, Betti Katzenstein
Resumo: Foi finalidade da pesquisa apresentada a atividade profissional após o termino do curso de aprendizagem industrial do SENAI. Após um estudo prévio de 300 alunos do SENAI quanto à sua razão de escolha de um curso especifico que o SENAI oferece, foi despertado o interesse para saber se os alunos seguiram, após termino do curso, a atividade escolhida. Enquanto na primeira fase da pesquisa conseguiu se os dados referentes; as razões da escolha através` de um questionaria seguido de uma entrevista, no 1º semestre do curso de duração de 2 anos, na segunda fase foi enviado aos mesmos 300 alunos um questionário em forma de carta, chama do questionário-carta para saber se trabalham na profissão escolhida ou se dirigiram a outras atividades. Foram obtidas 78 respostas válidas. Os resultados foram relacionados com algumas perguntas contidas no 1Q questionário, como: razão da escolha, fontes de orientação, ocupação e escolaridade dos pais, ocu Facão dos irmãos, nível sócio - econômico da família. Chegou-se as seguintes conclusões: do grupo egresso do SENAI, 70 % não só encontraram um emprego na área como também estão trabalhando nela; 74,35 % estão fazendo ao mesmo tempo um curso noturno, seja técnico ou colegial. Tornou-se evidente que todos os que afirmaram no 1º questionário que a escolha foi uma auto - decisão, que a frequência do SENAI garantiria uma melhor remuneração, mais fa cilmente encontraram colocação no mercado de trabalho. Des te grupo, alguns além de responder as perguntas do questionário-carta, no espaço destinado a observações, afirmaram que se sentiam satisfeitos no exercício da profissão; informaram ainda, que estão frequentando outro curso do SENAI para se aperfeiçoarem. De forma geral, todos deixaram entrever nas suas respostas, a satisfação de receberem uma carta de alguém que estava preocupado em saber o que faziam de pois de formados. Estes resultados falam a favor de cursos especiais para formação de mão-de-obra qualificada e de favorecer a participação dos alunos na escolha profissional
Palavras-chave: SENAI
Escolha de cursos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica
Citação: Schmidt, Ivone Tambelli. Razões da escolha de cursos de aprendizagem industrial e atividade profissional após término do curso. 1981. 109 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1981.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15183
Data de defesa: 30-Nov-1981
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ivone Tambelli Schmidt.pdf5,25 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.