???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15194
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma comparação entre dois procedimentos de transformações graduais de estímulos na aquisição experimental da resposta de desemparelhamento em crianças
Autor: Ribeiro, Marilda Pierro de Oliveira
Primeiro orientador: Matos, Maria Amália
Resumo: Este estudo teve como objetivo comparar a eficácia de dois procedimentos de transformações graduais de estímulos na aquisição da resposta de desemparelhamento. Tais procedimentos diferenciavam-se entre si por transformações graduais na intensidade de iluminação do estimulo diferente ou por transformações graduais na forma daquele estímulos Em ambos, a seleção do estímulo que funcionava como estimulo padrão foi feita por blocos de tentativas. Nos grupos de controle, os procedimentos envolviam a seleção por blocos de tentativas ou a seleção aleatória do estimulo padrão. Participaram como sujeitos crianças de ambos os sexos, cujas idades variavam entre três anos e oito meses e quatro anos e dez meses. Os resultados mostraram que o procedimento de transformações graduais na intensidade de iluminação do estimulo diferente foi o mais eficaz dos procedimentos testados para garantira aquisição experimental da resposta de desemparelhamento
Palavras-chave: Transformações graduais de estímulos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15194
Data de defesa: 30-Nov-1980
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marilda Pierro de Oliveira.pdf6,52 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.