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Tipo do documento: Dissertação
Título: Grupos de espera : contribuição para atendimento psicológico em instituição
Autor: Larrabure, Silvia Ancona Lopez 
Primeiro orientador: Macedo, Rosa Maria Stefanini de
Resumo: A partir da prática em instituição de atendimento psicológico clínico, procurou-se numa instituição da cidade de São Paulo, desenvolver formas de atendimento alternativo. Considerando-se a longa lista de espera que existia nesta instituição e as características da população que a procura, visando oferecer atendimento imediato e efetivo, introduziu-se como forma de atendimento os Grupos de Espera. Estes grupos são formados por pais de crianças aguardando o Psicodiagnóstico e tem por objetivos: - identificar e eliminar os candidatos altamente desmotivados; selecionar os que devem sai encaminhados a outras agências e acompanhar este encaminhamento; executar um trabalho de pré diagnóstico. - trabalhar com os pais das crianças em espera, visando: melhor compreensão quanto à necessidade do atendimento; trabalho conjunto clinica-família, buscando uma atitude mais ativa dos pais diante das dificuldades dos filhos; trabalhar as expectativas em relação ao atendimento psicológico esclarecendo o que e um serviço de psicologia; trabalhar o vinculo com a instituição; diminuir as Resistências e aumentar a frequência as sessões de atendimento; encaminhar as crianças para o Psicodiagnóstico e os pais para orientação ou terapia se necessário. Dois anos após a introdução destes grupos, procurou-se estruturá-los e validá-los, buscando saber qual sua natureza e eficácia, qual a validade de seus objetivos e suas consequências para a ação. Para tanto baseou-se na visão dos coordenadores sobre o que e como acontece nos Grupos de Espera. Utilizou-se como instrumento, uma entrevista em parte livre e em parte dirigida. As respostas foram analisadas buscando-se as categorias comuns e as variações destas entrevistas. Concluiu-se que os Grupos de Espera constituem-se num modelo útil de atendimento psicológico, possuindo uma natureza própria que os diferencia de outros tipos de atendimento e sendo possível caracterizar seu procedimento em uma sequência evolutiva que leva à consecução de seus objetivos. Contribuem de forma efetiva para chegar-se ã solução do problema da excessiva demanda de clientes e para o esclarecimento da população sobre o que e um serviço de psicologia
Palavras-chave: Atendimento psicológico
Grupos de espera
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica
Citação: Larrabure, Silvia Ancona Lopez. Grupos de espera : contribuição para atendimento psicológico em instituição. 1982. 211 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1982.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15201
Data de defesa: 30-Nov-1982
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica

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