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dc.creatorLengyel, Andréa Nosek-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4497448Y6por
dc.contributor.advisor1Naffah Neto, Alfredo-
dc.date.accessioned2016-04-28T20:38:31Z-
dc.date.available2012-10-01-
dc.date.issued2012-06-15-
dc.identifier.citationLengyel, Andréa Nosek. A sociedade contemporânea: o brincar e o brinquedo. 2012. 89 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/15205-
dc.description.resumoEste trabalho tem a intenção de discutir as novas formas do brincar e da brincadeira na sociedade contemporânea, sob o ponto de vista da psicanálise, uma sociedade de consumo que sofre a influência da propaganda e da televisão na cultura do espetáculo. Ao lado de um imperativo de felicidade e imediatismo, uma necessidade de desempenho e eficiência comanda a vida dos cidadãos, inclusive das crianças. A nova lógica da vida social dispõe as pessoas hierarquicamente por meio das suas possibilidades de consumo quem é e quem não é, quem pode e quem não pode, quem vale e quem não vale , tirando o direito de autenticidade e liberdade desde a infância. As regras são dadas e tentamos nos adaptar a elas. Para o embasamento psicanalítico do brincar, respaldo-me em Sigmund Freud, D. W. Winnicott e Jacques Lacan. Abordo o sujeito, na passagem da sociedade moderna de produção para a sociedade pós-moderna de consumo, aquele que procura a completude na aquisição de objetos, o que oblitera a capacidade de desejar, brincar e fantasiar. No ideal do capitalismo, a exigência é que se encurte o caminho entre a produção e o consumo. Para exemplificar essa mudança cultural, são analisados algumas brincadeiras e o modelo de festas infantis preponderante na atualidade, os quais são em seguida comparados a outras formas de comemorar mais tradicionais. Além disso, discuto a intensidade de exposição a estímulos que pretendem divertir, incentivar e ensinar as crianças, mas que deixam de lado a capacidade de escolher, pensar, criar em suma, desejarpor
dc.description.abstractThis paper intends to discuss current forms of children s play, toys and games used in contemporary society, under a psychoanalytical perspective. Considering contemporary society as a consumer s society, under the influence of advertising and television, resulting in a culture of image and spectacle. Alongside peremptory happiness and immediatism, there is a requirement of fulfillment and competency directing people s lives, including children s. The new social logic assigns people hierarchically according to consumption possibilities: those who are or are not; who can or cannot; who have or do not have worth. As a result, depriving them of the right to autheticity and freedom since childhood. The rules are given and we try to adapt to them. As the psychoanalytical basis for this paper, I used the support of Sigmund Freud s, D. W. Winnicott s and J. Lacan s works. In the transition from a modern production society to a post-modern consumption society, I approach the subject who seeks completeness by acquiring goods, thus obliterating their own possibility to desire, play and fantasize. In the Capitalistic ideal, it is imperative to shorten the path between production and consumption. To illustrate this cultural change, I analyzed children s play and today s predominant birthday parties model, which I then compare to other more traditional forms of celebration. Moreover, I comment on the intensity of stimuli intended to entertain, motivate and teach children, but which ignore their capacities to choose, think, create, and, mostly, desireeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-28T20:38:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Andrea Nosek Lengyel.pdf: 347333 bytes, checksum: d4d30d5d0c5ad202790cab9cb571c5ed (MD5) Previous issue date: 2012-06-15eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/31607/Andrea%20Nosek%20Lengyel.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBrincarpor
dc.subjectBrinquedopor
dc.subjectSociedade contemporâneapor
dc.subjectFesta infantilpor
dc.subjectFreudpor
dc.subjectWinnicottpor
dc.subjectLacanpor
dc.subjectChildren s playeng
dc.subjectToyseng
dc.subjectContemporary societyeng
dc.subjectBirthday partieseng
dc.subjectFreudeng
dc.subjectWinnicotteng
dc.subjectLacaneng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleA sociedade contemporânea: o brincar e o brinquedopor
dc.typeDissertaçãopor
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