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Tipo do documento: Tese
Título: Os primeiros quebra-cabeças de Freud: um estudo sobre o papel da arte na constituição da psicanálise
Título(s) alternativo(s): The first Freud puzzles: a study on the role of arts in psychoanalysis formation
Autor: Almeida, Alexandra Nakano de 
Primeiro orientador: Mezan, Renato
Resumo: Este trabalho pretende investigar algumas das primeiras relações que a psicanálise manteve com o campo das artes. Para tanto, estabelece-se uma interlocução com o pensamento de Thomas Kuhn considerando que a disciplina criada por Sigmund Freud operou uma ruptura com o campo do conhecimento dos fenômenos psíquicos. À luz de alguns conceitos cunhados pelo historiador das ciências norte-americano, reflete-se sobre o papel das referências que Freud faz às artes no contexto da constituição da psicanálise. Examinam-se, pois, referências a obras de arte, bem como analogias estabelecidas entre procedimentos psíquicos e procedimentos artísticos que comparecem na construção teórica freudiana da obra paradigmática A interpretação dos sonhos (1900). Examinam-se, ainda, algumas minutas das sessões da Sociedade Psicanalítica de Viena, investigando deste modo, o papel que as referências às artes desempenharam no início do processo de institucionalização da psicanálise, ou, em outros termos, na dimensão sociológica da sua constituição. Examinam-se por fim, dois dos primeiros trabalhos de Freud em que a arte é de alguma forma submetida à investigação psicanalítica: Delírios e sonhos na Gradiva de Jensen (1907) e Leonardo da Vinci e uma lembrança de sua infância (1910). Considerando-os como tentativas de resoluções de quebra-cabeças no sentido proposto por Kuhn, investigam-se os pressupostos psicanalíticos e propósitos que subjazem a estes trabalhos. Procura-se, pois, sustentar que as primeiras relações estabelecidas entre a psicanálise e o campo das artes estiveram a serviço da constituição e do desenvolvimento da psicanálise, para a qual Freud aspirava a condição de ciência natural
Abstract: This paper aims to investigate some of the first relationships that psychoanalysis had with arts. To do so, a dialogue with the thinking of Thomas Kuhn is established considering that the subject conceived by Sigmund Freud operated a disruption to the field of knowledge regarding psychic phenomena. Considering some of the concepts minted by the American science historian, the role of Freud references to arts in the context of psychoanalysis formation is reflected. Therefore references to artwork, as well as, analogies made between psychic and artistic processes - which can be found in Freud´s theoretical construction of the paradigmatic book The Interpretation of Dreams " (1900), are examined. Some drafts from Vienna´s Psychoanalytic Society sessions are also examined, thereby investigating the role that the references to arts played in the beginning of the process of psychoanalysis institutionalization, or in other words, the sociological dimension of its formation. Lastly, it is examined two of Freud´s early work, where art is somehow subjected to psychoanalytic investigation: "Delusions and Dreams in Jensen's Gradiva (1907) and "Leonardo da Vinci and a Memory of his Childhood "(1910). Considering them as attempts to puzzle solving activities in the sense proposed by Kuhn, it is analyzed the psychoanalytic assumptions and purposes that underlie these works. Thus, it is tried to support the idea which the first relationships established between psychoanalysis and the field of arts helped with setting up and developing psychoanalysis, which Freud aspired to be considered a natural science
Palavras-chave: Psicanálise
Freud
Kuhn
Artes
Quebra-cabeças
Psychoanalysis
Arts
Puzzles
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica
Citação: Almeida, Alexandra Nakano de. The first Freud puzzles: a study on the role of arts in psychoanalysis formation. 2012. 165 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15224
Data de defesa: 6-Nov-2012
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica

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