REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Clínica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/15243
Tipo: Dissertação
Título: Estudo sobre o pensamento lógico conceitual de pessoas delirantes
Autor(es): Gorodscy, Regina Célia
Primeiro Orientador: Macedo, Rosa Maria Stefanini de
Resumo: Propusemo-nos, como objetivo deste trabalho, pesquisar, sob forma de estudo de caso, dados que nos permitissem a observação da expressão do pensamento conceitual de pessoas delirantes sob a hipótese de que este seria predominantemente assimilativo. Procuramos observar esta hip6tese através da análise de respotas dadas por pessoas delirantes a conceitos que expressassem expectativas e valores sociais, isto é, o juízo comum social, combinados a formulações que possibilitassem a expressão de significados e colocações pessoais Para tal, nada nos pareceu tão produtivo do que propor, aos indivíduos examinados, a formulação de conceitos de si-próprios, e de terceiros (Teste dos Constructos Pessoais de Bannister). A pesquisa nos permitiu a verificação de que, realmente, nas respostas dadas, havia predomínio de egocentrismo caracteriza¬ do pelos seguintes traços: a). nem sempre adequadamente comunicável; b) frequentemente sincrético, enfim, predominantemente assimilativo. Além da comprovação das hipóteses formuladas, o presente estu¬do possibilitou o levantamento de variáveis associadas ao egocentrismo de pensamento, assim como, abriu campo para uma diferenciação mais especifica das características do pensamento delirante.
Palavras-chave: Pessoas delirantes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Psicologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica
Citação: Gorodscy, Regina Célia. Estudo sobre o pensamento lógico conceitual de pessoas delirantes. 1979. 330 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1979.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15243
Data do documento: 5-Nov-1979
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Clínica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Regina Celia Gorodscy.pdf
  Restricted Access
16,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.