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Tipo do documento: Tese
Título: O desafio da psicologia ante o envelhecimento: análise da grade curricular dos cursos de graduação em psicologia nas regiões Sudeste e Sul
Autor: Santos, Ednéia Salviano da Silva 
Primeiro orientador: Cerveny, Ceneide Maria de Oliveira
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar como os cursos de psicologia estão trabalhando a temática do envelhecimento e velhice e verificar se, diante do aumento da população de idosos, a universidade está preparando profissionais qualificados para a atuação com esse seguimento, ampliando o estudo para além do campo biológico, incluindo o campo psicossocial. Para isso, optou-se em analisar as grades curriculares de universidades públicas e privadas, localizadas nas Regiões Sudeste e Sul, regiões onde, atualmente, encontram-se o maior número de pessoas acima de 60 anos. A partir do levantamento bibliográfico feito sobre a temática: processo de envelhecimento e velhice, constatou-se que a teoria do desenvolvimento humano deve ser estendida além da etapa da adultez, incluindo a quarta idade (acima de 80 anos) e que se deve considerar aspectos familiares, sociais e psicológicos no trato com essa população. Além disso, optou-se pelo método do estudo documental, para utilizar, comparar e analisar as informações de domínio público, especificamente obtidas via internet, das grades e ementas disponibilizadas nos sites das instituições acadêmicas. Foram analisadas 11 universidades, que oferecem, na grade curricular, dos cursos de psicologia, alguma disciplina obrigatória ou optativa, versando sobre questões relacionadas ao tema envelhecimento e/ou velhice. A função social da universidade inclui a necessidade de uma maior conscientização de sua importância na formação de profissionais que respondam às demandas atuais da sociedade, como consta nas diretrizes curriculares nacionais. No entanto, constatou-se que aspectos contemporâneos da visão biopsicossocial do envelhecimento humano ainda se constituem em um tema com abordagem mínima nas grades dos cursos de graduação em psicologia analisados. O profissional de psicologia, como integrante da área de Saúde, deveria ser capacitado, na graduação, nas teorias que abordam o envelhecimento e velhice além do desenvolvimento adulto e, pessoalmente, rever suas concepções sobre o envelhecer, adoecer e morrer. Ante tal lacuna e as mudanças demográficas do país, sugere-se a criação de Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação do Envelhecimento e Longevidade Humana nas grades curriculares dos cursos de Psicologia
Abstract: The objective of this research was to analyze how psychology courses are working with the theme of ageing and old age, and to confirm whether, with the growing senior citizen population, universities are preparing qualified professionals to work in this field, increasing the area of study beyond the physical aspects of this population to include the psychosocial approach. To do this, a thorough analysis of the curriculums of public and private universities of Brazil s south and southeast regions, which comprise the country s largest number of over 60 s, was undertaken. Based on bibliographic research on the theme of the ageing process and old age, it was found that the Human Development Theory should be applied beyond adulthood to include senior citizens over 80, and should also consider the familial, social and psychological aspects of this age group. Furthermore, documentary studies were undertaken in order to use, compare and analyze data in the public domain, specifically obtained on the internet, about syllabuses and curriculums posted on academic institutions websites. Eleven (11) universities that offer psychology courses in their curriculum with mandatory or elective classes either on or about ageing or old age were analyzed. The social role of universities includes the need for a greater awareness of their own importance in the formation of professionals that can meet society s current needs, as stated in the national curriculum guidelines. However, it was found that current thinking from the biopsychosocial perspective on human ageing is barely addressed by the undergraduate psychology programs studied. Psychology professionals, as members of the health care profession, should be well versed, upon graduating, in the theories of the ageing process and old age, in addition to those of adult development, and be sure of their own views on ageing, illness, and death. In response to these shortcomings, and the changing demographics of the country, the creation of national curriculum guidelines for education on ageing and human longevity for psychology courses is suggested
Palavras-chave: Envelhecimento
Longevidade
Grade curricular
Cursos de psicologia
Formação profissional
Ageing
Longevity
Curriculum
Psychology courses
Professional training
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica
Citação: Santos, Ednéia Salviano da Silva. O desafio da psicologia ante o envelhecimento: análise da grade curricular dos cursos de graduação em psicologia nas regiões Sudeste e Sul. 2013. 210 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15273
Data de defesa: 24-May-2013
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica

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