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Tipo do documento: Tese
Título: Livro da vida: uma estratégia lúdica de intervenção em relação à violência na escola
Título(s) alternativo(s): The book of the life: a playful intervention strategy in relation to the violence at school
Autor: Maciel, Jucileide do Socorro Tavares 
Primeiro orientador: Cerveny, Ceneide Maria de Oliveira
Resumo: O presente estudo configura-se como uma pesquisa-ação, com o foco na violência escolar. A violência é um fenômeno que vem se alastrando por todos os espaços e camadas sociais, sob diferentes formas e causas, gerando inquietação e perplexidade. Como sujeito social, e em oposição à violência, propus reflexões sobre seu sentido no âmbito escolar, além de suscitar discussões sobre o papel da família e da escola, com o intuito de implementar reflexões dialógicas, baseadas em práticas autônomas e libertadoras. Para coleta de dados foram utilizados como instrumentos a entrevista semiestruturada e o Livro da Vida . Participaram da pesquisa 8 crianças entre 9 a 11 anos, de uma escola pública de Belém/PA. Os resultados apontam a necessidade do diálogo como estratégia para superação da violência escolar, bem como ações conjuntas dos agentes escolares e comunidade. A construção de um ambiente escolar democrático perpassa pela implementação de um currículo comprometido com a realidade dos educandos, bem como do domínio do conteúdo, da didática e de uma visão dialógica do conhecimento, capaz de combater a violência física e simbólica, hoje, instauradas na instituição educativa. A proximidade e/ou construção de vínculos afetivos entre alunos e professores, a parceria entre escola e família, o planejamento participativo, oportunizam a discussão dos problemas, requerendo o compromisso de todos os segmentos sociais em sua resolução. A identificação precoce dos conflitos entre alunos x alunos, alunos x professores, informações contínuas das consequências dos atos agressivos, transformar as relações escolares em momentos de solidariedade e de respeito à vida são estratégias que poderão contribuir para o resgate da função social da escola e a coibição de atos violentos
Abstract: This study is construed as a research-action with the focus in the violence at school . The violence is a phenomenon that has been spread in all spaces and in all walks of life , with different forms and causes and it has been created uneasiness and embarrassment. I proposed some reflections about its sense in the ambit school like social subject and as opposed to violence beyond it draws some arguments about the role of the family and the role of the school in order to put in place some reflections with dialogues based on autonomous and freedom practices. We used the semi-structured interview and the Book of the life‟ as a instrument of the data collection . Eight children between 9 and 11 years old from a school of Belém (in the state of Para in Brazil) took part in this research. The results point the necessity of dialogue as a strategy to overcome the violence in schools as well as school agents and community joints actions . The formation of a democratic atmosphere smacks the implementation of a curriculum committed with the teachers‟ reality as well as the dominion of the content , of the instructional and of a dialogical vision of knowledge that is able , now a days , to combat the physic and symbolic violence established in the educative institutions . The proximity and\or the construction of affections bonds between students and teachers , the partnership between school and family and the participative planning give the opportunity to the argument of problems and it demands the engagement of all the social segments to be solved. The early identification of disagreement between students by themselves , between students and teachers , of continuous information of the consequences of the aggressive actions , transformation of school relationships in solidarity instant and respect of life are strategy that could put the mulligan broad social in of school and the restraint of violent actions
Palavras-chave: Violência
Escola
Prevenção
Intervenção
Família
Violence
School
Prevention
Intervention
Family
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica
Citação: Maciel, Jucileide do Socorro Tavares. The book of the life: a playful intervention strategy in relation to the violence at school. 2014. 194 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15347
Data de defesa: 15-May-2014
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