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dc.creatorMaciel, Jucileide do Socorro Tavares-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253268P1por
dc.contributor.advisor1Cerveny, Ceneide Maria de Oliveira-
dc.date.accessioned2016-04-28T20:38:53Z-
dc.date.available2014-06-25-
dc.date.issued2014-05-15-
dc.identifier.citationMaciel, Jucileide do Socorro Tavares. The book of the life: a playful intervention strategy in relation to the violence at school. 2014. 194 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/15347-
dc.description.resumoO presente estudo configura-se como uma pesquisa-ação, com o foco na violência escolar. A violência é um fenômeno que vem se alastrando por todos os espaços e camadas sociais, sob diferentes formas e causas, gerando inquietação e perplexidade. Como sujeito social, e em oposição à violência, propus reflexões sobre seu sentido no âmbito escolar, além de suscitar discussões sobre o papel da família e da escola, com o intuito de implementar reflexões dialógicas, baseadas em práticas autônomas e libertadoras. Para coleta de dados foram utilizados como instrumentos a entrevista semiestruturada e o Livro da Vida . Participaram da pesquisa 8 crianças entre 9 a 11 anos, de uma escola pública de Belém/PA. Os resultados apontam a necessidade do diálogo como estratégia para superação da violência escolar, bem como ações conjuntas dos agentes escolares e comunidade. A construção de um ambiente escolar democrático perpassa pela implementação de um currículo comprometido com a realidade dos educandos, bem como do domínio do conteúdo, da didática e de uma visão dialógica do conhecimento, capaz de combater a violência física e simbólica, hoje, instauradas na instituição educativa. A proximidade e/ou construção de vínculos afetivos entre alunos e professores, a parceria entre escola e família, o planejamento participativo, oportunizam a discussão dos problemas, requerendo o compromisso de todos os segmentos sociais em sua resolução. A identificação precoce dos conflitos entre alunos x alunos, alunos x professores, informações contínuas das consequências dos atos agressivos, transformar as relações escolares em momentos de solidariedade e de respeito à vida são estratégias que poderão contribuir para o resgate da função social da escola e a coibição de atos violentospor
dc.description.abstractThis study is construed as a research-action with the focus in the violence at school . The violence is a phenomenon that has been spread in all spaces and in all walks of life , with different forms and causes and it has been created uneasiness and embarrassment. I proposed some reflections about its sense in the ambit school like social subject and as opposed to violence beyond it draws some arguments about the role of the family and the role of the school in order to put in place some reflections with dialogues based on autonomous and freedom practices. We used the semi-structured interview and the Book of the life‟ as a instrument of the data collection . Eight children between 9 and 11 years old from a school of Belém (in the state of Para in Brazil) took part in this research. The results point the necessity of dialogue as a strategy to overcome the violence in schools as well as school agents and community joints actions . The formation of a democratic atmosphere smacks the implementation of a curriculum committed with the teachers‟ reality as well as the dominion of the content , of the instructional and of a dialogical vision of knowledge that is able , now a days , to combat the physic and symbolic violence established in the educative institutions . The proximity and\or the construction of affections bonds between students and teachers , the partnership between school and family and the participative planning give the opportunity to the argument of problems and it demands the engagement of all the social segments to be solved. The early identification of disagreement between students by themselves , between students and teachers , of continuous information of the consequences of the aggressive actions , transformation of school relationships in solidarity instant and respect of life are strategy that could put the mulligan broad social in of school and the restraint of violent actionseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-28T20:38:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jucileide do Socorro Tavares Maciel.pdf: 1551259 bytes, checksum: ed3637f0ef3877d39089eb0dbaab9567 (MD5) Previous issue date: 2014-05-15eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/31790/Jucileide%20do%20Socorro%20Tavares%20Maciel.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectViolênciapor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectPrevençãopor
dc.subjectIntervençãopor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectViolenceeng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectPreventioneng
dc.subjectInterventioneng
dc.subjectFamilyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleLivro da vida: uma estratégia lúdica de intervenção em relação à violência na escolapor
dc.title.alternativeThe book of the life: a playful intervention strategy in relation to the violence at schooleng
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica

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