???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15355
Tipo do documento: Tese
Título: Processos criativos no espaço terapêutico da escrita: um diálogo com D.W. Winnicott, Clare Winnicott e Marion Milner
Autor: Perrotta, Claudia Mazzini 
Primeiro orientador: Cintra, Elisa Maria Ulhôa
Resumo: A produção do texto acadêmico, comumente, desperta nos pesquisadores sentimentos que podem dificultar ou mesmo impedir a realização de seus projetos discursivos, e de vida. Diante disso, o objetivo deste estudo foi apresentar um desdobramento da clínica fonoaudiológica voltada a autores em potencial que pretendem publicar na esfera acadêmica de comunicação, de modo a contribuir para dar sustentação e ajudar a superar inseguranças que podem inibir o processo criativo no campo da escrita. O trabalho se constitui na interface com a psicanálise de D.W. Winnicott, tendo ainda como referência ideias desenvolvidas por Clare Winnicott e Marion Milner os três autores se dedicaram a aprofundar facetas do criar, dando pistas de como estamos em um campo complexo, delicado e que gera sofrimentos e ansiedades. Foram também narrados episódios clínicos referenciais, sendo então emoldurados princípios que norteiam o espaço terapêutico da escrita. A interlocução com os autores de referência bem como o repertório clínico aqui compartilhado permitiu afirmar a necessidade de o terapeuta exercer funções de cuidado nesse contexto, tais como: acolher o sofrimento trazido pelos autores em potencial, o que implica escuta atenta de suas inquietações e da forma como são enunciadas, a partir de seus idiomas pessoais; desmistificar supostas dificuldades ou sintomas indicativos de doenças e, principalmente, reapresentar o objeto cultural escrita acadêmica, de modo a possibilitar novas experiências no campo da comunicação e potencializar dizeres investidos de pessoalidade
Abstract: The production of academic text, commonly, awakens feelings in researchers that may hinder or even prevent the realization of its discursive - and life - projects. Therefore, the aim of this study was to present a deployment of the speech clinic focused on potential authors wishing to publish in sphere of academic communication in order to help provide support and help overcome insecurities that can inhibit the creative process in the writing field. The work is constituted in the interface with D.W. Winnicott psychoanalysis still having reference to ideas developed by Clare Winnicott and Marion Milner - the three authors dedicated to deepen facets of creating, giving clues into to how we are in a complex and delicate field which generates anxieties and sufferings. Were also narrated referential clinical episodes and then framed principles that guide the therapeutic writing space. The dialogue with the authors of reference as well as the clinical repertoire shared here allowed us to affirm the need for the therapist to practice care functions in this context, such as: welcoming the suffering brought by potential authors which involves listening carefully to their concerns and how they are outlined from their personal languages, demystify supposed difficulties or symptoms of diseases and especially restate the cultural object 'academic writing', to enable new experiences in the field of communication and enhance sayings invested with personhood
Palavras-chave: Escrita acadêmica
Fonoaudiologia
Espaço terapêutico da escrita
D. W.Winnicott
Academic writing
Speech therapy
Therapeutic writing space
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica
Citação: Perrotta, Claudia Mazzini. Processos criativos no espaço terapêutico da escrita: um diálogo com D.W. Winnicott, Clare Winnicott e Marion Milner. 2014. 198 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15355
Data de defesa: 1-Aug-2014
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Claudia Mazzini Perrotta.pdf2,28 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.