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Tipo do documento: Tese
Título: Jogos espontâneo-criativos nos processos de desenvolvimento da comunicação, autonomia e integração: uma proposta de intervenção sistêmica para grupo multifamiliar em situação de risco
Autor: Holzmann, Maria Eneida Fabian
Primeiro orientador: Cerveny, Ceneide Maria de Oliveira
Resumo: Este estudo objetiva descrever, sistematizar e refletir sobre um processo de intervenção sistêmica em um grupo multifamiliar em situação de risco, focalizando comunicação, autonomia e integração através da utilização de uma proposta de jogos espontâneo-criativos. Fundamentou-se na abordagem sistêmica, integrada a estudos sobre arte e criatividade, sobre o desenvolvimento humano integral, sobre o jogo, a comunicação, famílias e multifamílias, além de funções da família materna, paterna e de casal. Quanto ao processo metodológico, optou-se por pesquisa qualitativa, caracterizada como pesquisa-ação, tendo como participantes um grupo de cinco famílias com filhos internos, devido a ato infracional, em um Educandário grupo de referência. Após o processo sistêmico de preparação, em 2003, a proposta Jogos espontâneo-criativos nos processos de comunicação, autonomia e integração foi implementada na instituição, em 12 encontros quinzenais com a duração de duas horas. Quatro técnicos do Educandário apoiaram a pesquisadora. O grupo multifamiliar e a coordenação compartilharam a construção do processo em movimento de igualdade, de relação pessoa com pessoa. Três eixos teóricos norteador, histórico e dialógico constituíram as categorias prévias de análise: o eixo norteador enfatizou as funções da família vínculo, limite, movimento e confronto; o eixo histórico trabalhou competências e histórias das famílias; o eixo dialógico buscou decodificar as mensagens simbólicas contidas nos jogos as conversas subjetivas. Os encontros compreenderam: preparação com jogos da coordenação e jogos dos adolescentes; tempo de jogos das famílias; tempo de conversar; tempo de jogos-tema da coordenação e tempo de compartilhamento verbal. Entre os jogos-tema planejados destacaram-se: a família (jogo como vemos a família), a dinâmica das relações (jogo de dar, receber, pedir, tomar e rejeitar), a rede social pessoal (desenho adaptado), brincadeiras infantis, histórico das famílias (mapa histórico), limite e confronto agressividade simbólica (jogo das espadas, jogos dos sentimentos), imaginação e respiração (jogo das árvores e bichos). O grupo multifamiliar trouxe, entre outros, os seguintes temas em seus jogos e falas: sentimento de paralisação, de perdas, de exclusão da família, de vergonha, de salvador da família e de que é possível a circularidade de papéis. O processo grupal teve 196 participações, com média de 16 pessoas por encontro, incluindo a presença de duas a quatro gerações. As crianças totalizaram 42 participações. Para refletir sobre o impacto da proposta na instituição e no grupo multifamiliar, utilizaramse, como instrumentos, entrevistas com professores da instituição e com uma família. Os professores afirmaram que houve grande melhora no rendimento escolar dos adolescentes, que inclusive se tornaram facilitadores de aprendizagem dos outros alunos. Uma das famílias, um ano e meio após a intervenção, deu indícios de que o processo de integração e autonomia, apontado no estudo comparativo de dois momentos do jogo como vemos a família, estava continuando. A reflexão sobre o processo do grupo multifamiliar (amparada pelo estudo das entrevistas e pautada nos eixos teóricos norteador, histórico e dialógico) forneceu pistas de que a proposta tem possibilidade de facilitar o desenvolvimento multifamiliar nos processos de comunicação, autonomia e integração
Abstract: This study has the objective of describing, systemizing and reflecting on a systemic intervention process in a multifamiliar group in risk situation, focusing communication, autonomy and integration through the use of a proposal of spontaneous-creative games. It was based on the systemic boarding, integrated the studies on art and creativity, the integral human development, on the game, communication, families and multifamilies, as well as the family roles maternal, paternal and of couples. About the methodological process, the option was qualitative research, characterized as research-action, having as participants a group of five families with internal children, due to transgression act, at an Educandário reference group. After the systemic process of preparation, in 2003, the proposal Spontaneous-creative games in the communication, autonomy and integration processes was implemented at the institution in 12 two-hour biweekly meetings. Four technicians at the Educandário had supported the researcher. The multifamiliar group and the coordination had shared the construction of the process in equality movement, in relation from person to person. Three theoretical axles guiding, historical and dialogical had constituted the previous categories of analysis: the guiding axle emphasized the functions of the family family link, limit, movement and confrontation; the historical axle worked abilities and the histories of the families; the dialogical axle had the objective of decoding the symbolic messages contained in the games the subjective colloquies. The meeting included: preparation with coordination's games and adolescents' games; time for games in families; time to talk; time of coordination's theme-games and time for verbal sharing. Among the theme-games planned, can be distinguished family (game how do we see the family), the dynamics of the relations (game of giving, receiving, asking for, taking and rejecting), the personal social net (suitable drawing), childhood tricks, description of the families (historical map), limit and confrontation symbolic aggressiveness (game of swords, games of feelings), imagination and breath (game of trees and animals). The multifamiliar group brought, among others, the following subjects in its games and talks: stoppage feeling, losses feeling, exclusion of the family feeling, shame feeling, rescuer of the family feeling and of that the exchanging of roles is possible. The group process had 196 participations, with average of 16 people per meeting, including the presence from two to four generations. The children had totalized 42 participations. To think about the impact of the proposal at the institution and at the multifamiliar group, interviews with teachers from the institution and with a family were used as instruments. The teachers had affirmed that the improvement at the school performance of the adolescents was great, who had also become helpers during the learning process of the other students. One of the families, one year and a half after the intervention, gave tracks that the process of integration and autonomy of the family pointed at the comparative study of two moments of the game how do we see the family was going on. The reflection on the process of the multifamiliar group (supported by the study of the interviews and based in the theoretical axles guiding, historical and dialogical) supplied tracks of that the proposal has possibility of facilitating the multifamiliar development in the communication, autonomy and integration processes
Palavras-chave: Jogos
Familia
Psicoterapia familiar
Ludoterapia
Área(s) do CNPq: CNPQ::
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica
Citação: Holzmann, Maria Eneida Fabian. Jogos espontâneo-criativos nos processos de desenvolvimento da comunicação, autonomia e integração: uma proposta de intervenção sistêmica para grupo multifamiliar em situação de risco. 2006. 236 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15467
Data de defesa: 27-Apr-2006
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica

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