???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15525
Tipo do documento: Dissertação
Título: Logomarca e seu simbolismo: um estudo sob a perspectiva junguiana
Título(s) alternativo(s): Logo marks and their symbolism: a study under a Jungian perspective
Autor: Bonini, Ligia Maria
Primeiro orientador: Wahba, Liliana Liviano
Resumo: O objetivo desta dissertação é promover uma compreensão dos símbolos presentes nas logomarcas desenvolvidas por alunos do curso de propaganda e Marketing, utilizando-se dos conceitos da teoria de Carl Gustav Jung. A maioria de trabalhos existentes têm como enfoque a semiótica. Foram estudadas logomarcas desenvolvidas pelos grupos mediante associações e amplificações, e feita uma leitura simbólica das mesmas. Concluiu-se que os símbolos representados expressam conteúdos conscientes e inconscientes de seus criadores, determinadores de valores agregados à marca. O conhecimento da psicologia profunda mostra-se importante para os profissionais de propaganda e marketing, que trabalham com tais valores
Abstract: The aim of this disseltation is to promote the comprehension of the symbols present in logo marks developed by students in the Advertisement and Marketing course, by using Carl Gustav Jung' s theoretical concepts. Most existing projects focus on seIniotics. Logo marks that were developed by the students were studied through associations and amplifications, and a symbolic reading of them was carried out. It was concluded that the represented symbols express conscious and unconscious contents of their creators, which are determiners of values attached to the trade marks. The knowledge of profound psychology shows itself as being important to the advertising professionals, who work with such values
Palavras-chave: Logomarca
Símbolos
Criação
Valores
Logo mark
Symbols
Creation
Values
Jung, Carl Gustav -- 1875-1961 -- Critica e interpretacao
Logotipo
Marca de produtos
Sinais e simbolos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica
Citação: Bonini, Ligia Maria. Logomarca e seu simbolismo: um estudo sob a perspectiva junguiana. 2006. 76 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15525
Data de defesa: 8-Jun-2006
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ligia Maria Bonini.pdf1,4 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.