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Tipo do documento: Tese
Título: Da expressão que espanta ao toque que encanta: a Calatonia e a Shantala como instrumentos de intervenção no re-significar das relações entre mães e filhos
Título(s) alternativo(s): From the expression that frightens to the touch that enchants: the Calatonia and the Shantala as instruments of intervention in re-meaning of the relations between mothers and children
Autor: Ferreira, Maria de Fátima Camargo Dias
Primeiro orientador: Cerveny, Ceneide Maria de Oliveira
Resumo: Quando o afeto e o envolvimento são transmitidos pelo tato são com estes significados, além do provimento de segurança através da satisfação, que o tato passará a estar associado. A compreensão do toque entre mãe e filho promove condições para se analisar a qualidade da relação entre ambos. O objetivo deste trabalho foi compreender a importância do toque nas relações entre mãe e filho. É uma pesquisa qualitativa em que o método utilizado foi estudo de caso. Os instrumentos para este estudo foram: entrevista semi-estruturada, duas sessões de Shantala e, intercaladas entre essas sessões, quatro sessões de Calatonia em cada uma das mães, finalizando com quatro sessões de devolutiva. Para análise das entrevistas utilizamos a análise de conteúdos das narrativas das mães, sendo que, os conteúdos foram interpretados baseados nos pressupostos da psicologia analítica. No caso das sessões de Shantala construímos um instrumento de análise de observação que antes de ser aplicado foi submetido a um grupo de quatro psicólogos doutores, juízes peritos na área para convalidar sua consistência e adequação. O grupo participante veio encaminhado do Conselho Tutelar de Taubaté, do Fórum desta Comarca e da Clínica de Psicologia da Universidade de Taubaté. As queixas das crianças eram situações de negligências e maus-tratos. O número de participantes da pesquisa foi de quatro mães com seus filhos menores de cinco anos, sendo que apenas uma das mães tinha três filhos menores de cinco anos e as demais um filho. Os resultados revelaram que entre a primeira sessão e a segunda sessão de Shantala houve uma mudança de atitudes das mães na aplicação da massagem em seus filhos. Na primeira sessão encontravamse ansiosas e tensas, sendo que, na segunda demonstraram tranqüilidade. Assim como houve, também, uma reação diferente nas crianças entre a primeira e a segunda sessão de Shantala demonstrando mais aceitação e envolvimento com as mães. Estes resultados sugerem que quando as mães também se submeteram à técnica corporal do toque, que nesta pesquisa foi a Calatonia, houve uma expressiva e positiva modificação de suas atitudes com seus filhos, constatando a importância do toque como procedimento de intervenção
Abstract: When the affection and the envolvement are transmitted by touch with these meanings, beyond the provisions of security through the satisfaction, that is the way the touch will start to be associated. The understanding of the touch between mother and son promoves conditions to analyze the quality of the relation between both. The objective of this work is to understand the importance of touch in the relations between mother and son. This work is about a qualitative research were used a case study method. The instruments for this study had been: half-structuralized interview, two sections of Shantala and intercalated between these sessions, four sessions of Calatonia in each mother and four sessions of returnable. To develop the analise interview was used the contents mother narratives, and the contents had been interpreted based in the analytical psychology pressupposed. In the case of Shantala s sessions we construct an instrument of analised comment that before being applied, was submited it to a group of four psychology doctor s, expert in area to validate the consistency and adequacy. The group participant were indicated by the Conselho Tutelar de Taubaté, Taubaté s Fórum Judicial District and the Clinic of Psychology of the University Taubaté. The children complains were situations of negligence and maltreatment. The number of participants in the research was four mothers with five years old lesser children, only one of the them had three lesser children under five years and the others had one child. The results, had disclosed between the first session and the second session of Shantala and had changed on the mothers attitudes in the application the massage on their children. In the first session they met anxious and tense, and in the second session they had demonstrated tranquillity. As well as had a different reaction in the children between first and the second session of Shantala, they demonstrated more acceptance and envolvement with their mothers. The results suggests that when the mothers also were submitted to the corporal touch technique, that in case was the Calatonia, had a expressive and positive modification in their attitudes in relation to their children, causing the importance of intervension procced in the touch
Palavras-chave: Negligência
maus tratos
toque
relação mãe e filho
arquétipo materno
negligency
maltreatment
touch
relation between mother and son
mother archetypes
Maes e filhos
Massagem para lactentes
Massagem
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica
Citação: Ferreira, Maria de Fátima Camargo Dias. From the expression that frightens to the touch that enchants: the Calatonia and the Shantala as instruments of intervention in re-meaning of the relations between mothers and children. 2006. 292 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15562
Data de defesa: 9-Nov-2006
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica

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