???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15570
Tipo do documento: Dissertação
Título: Vinho: uma imagem arquétipa
Autor: Amui, Juliano Maluf
Primeiro orientador: Faria, Durval Luiz de
Resumo: Este estudo aborda o simbolismo do vinho, a partir de seus fundamentos arquetípicos, buscando compreender sua finalidade e seus significados para a psique subjetiva. O trabalho inicia com a explanação da concepção de psique para a psicologia analítica, bem como a noção de imagem psíquica em seu aspecto pessoal e arquetípico, visando esclarecer a idéia de imagem arquetípica. Em seguida, utilizando o método sintético - construtivo ou de amplificação, desenvolvido por Carl Gustav Jung, o vinho é abordado enquanto imagem, com base na história das civilizações. As seguintes linhas arquetípicas: vinho e natureza x cultura, vinho e sexualidade, vinho e embriaguez, vinho e espírito e vinho e transformação são consideradas no decorrer do trabalho, permitindo o diálogo entre o arquetípico inerente à imagem do vinho e sua fenomenologia psicológica, ou seja, a finalidade do seu aparecimento, assim como os seus significados nas imagens dos sonhos e das fantasias. Os conteúdos amplificados pelo método sintético - construtivo de Jung são analisados de acordo com os conceitos centrais da psicologia analítica. Por fim, o autor discute as informações levantadas, esclarecendo e pontuando os aspectos do vinho que o caracterizam como imagem arquetípica
Abstract: This study approaches the symbolism of wine from its archetypal foundations, searching to understand its purpose and meanings to the subjective psyche. The work begins with the explanation of the concept of psyche on the analytical psychology s point of view, as well as the notion of psychic image in its personal and archetypal aspect, aiming at clarifying the idea of archetypal image. After that, using the constructive-synthetic or amplification method, developed by Carl Gustav Jung, the wine is tackled while image, based on the history of the civilizations. The following archetypal lines: wine and nature x culture, wine and sexuality, wine and drunkenness, wine and spirit and wine and transformation, are considered in elapsing of the work, allowing the dialogue between the archetypal inherent in the image of wine and its psychological phenomenology, that is, the purpose of its advent, as well as its meanings while images of dreams and fantasies. The contents amplified by the synthetic-constructive method of Jung are analyzed in accordance with central concepts of the analytical psychology. Finally, the author discusses the information raised, clarifying and punctuating the aspects of wine that characterize it as an archetypal image
Palavras-chave: vinho
vinicultura
simbolismo do vinho
psicologia analítica
imagem arquetípica
método sintético construtivo
wine
viniculture
symbolism of wine
analytical psychology
archetypal image
constructive-synthetic method
Arquetipo (Psicologia)
Simbolismo (Psicologia)
Vinho
Psicologia junguiana
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica
Citação: Amui, Juliano Maluf. Vinho: uma imagem arquétipa. 2007. 128 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15570
Data de defesa: 17-May-2007
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Juliano M Amui.pdf1,05 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.