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dc.creatorManfredini, Andreza Maria Neves-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4221668J9por
dc.contributor.advisor1Cerveny, Ceneide Maria de Oliveira-
dc.date.accessioned2016-04-28T20:39:35Z-
dc.date.available2008-01-09-
dc.date.issued2007-10-30-
dc.identifier.citationManfredini, Andreza Maria Neves. Pais e filhos: um estudo da educação financeira em famílias na fase de aquisição. 2007. 218 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/15634-
dc.description.resumoVivendo numa sociedade em que as propagandas constituem um forte apelo ao consumo, as crianças muito cedo entram em contato com o dinheiro; portanto, educar os filhos financeiramente constitui um desafio para os pais. Esta pesquisa procurou compreender como ocorre o processo de educação financeira dos filhos em famílias de classe média, na Fase de Aquisição do Ciclo Vital, na cidade de Tremembé, interior de São Paulo. Este estudo caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, realizada com pais e filhos nas idades de 7 a 10 anos. Para coleta de dados, foram realizados três grupos focais: um deles com a participação de 6 pais, sendo 5 mães e 1 pai que tinham filhos nas idades de 7 a 10 anos; outro, com 9 crianças de 7 a 8 anos; e o terceiro com a participação de 3 crianças de 9 a 10 anos. Os participantes constituíram uma amostra por bola de neve (snow ball samplig). Na análise das narrativas, constatou-se que os pais não têm a intencionalidade de educar os filhos em relação ao dinheiro e, por esse motivo, usam técnicas construídas no cotidiano familiar. As crianças maiores reconhecem que os pais têm mais experiência que eles, para lidar com o dinheiro, e, por isso, acreditam que seja importante conversar sobre esse assunto. Percebe-se que o modelo de educação financeira recebida pelos pais é a que se procura passar para os filhos. Foi percebido, também, que o ato de poupar deve ser contínuo e prioritário, assim como as conversas em família, para que as crianças possam exercer o papel de cidadãs, e não o de consumistas, num futuro próximopor
dc.description.abstractLiving in a society where publicity constitutes a mass appeal for consumption, children soon are brought into contact with money; therefore, raising children financially constitutes a challenge for parents. This research aimed at understanding how the process of financial education of children occurs inside middle class families, during the Acquisition Phase of the Vital Cycle, in the city of Tremembe, State of Sao Paulo. This study characterized itself as a qualitative research, carried out among parents and children at the age of 7 to 10. In order to collect data, three focal groups were formed: the first one composed of 6 parents, of which 5 were mothers and 1 father who had children at the age of 7 to 10; the other group composed of 9 children at the age of 7 to 8; and the third one composed of 5 children at the age of 9 to 10. The participants constituted a snowball sampling. During the narrative analysis, it was verified that the parents do not have the intentionality of educating their children towards money itself, and for that reason they make use of techniques developed in everyday family life. The older children are able to recognize that the parents have more experience in dealing with money, and therefore, believe that it is important to talk about this topic. It is realized that the financial education model passed on to the parents is the same that they will try to pass on to their children. It is also realized that the action of saving should be made continuous and a priority, as well as family talks, in order that children are able to act as citizens and not only ordinary consumers, in the near futureeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-28T20:39:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Andreza Maria Neves Manfredini.pdf: 716113 bytes, checksum: 3d69d4c54ad326494e3f3fb7510745a9 (MD5) Previous issue date: 2007-10-30eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/31108/Andreza%20Maria%20Neves%20Manfredini.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSistema familiarpor
dc.subjectPsicologia econômicapor
dc.subjectEducação financeira dos filhospor
dc.subjectIntergeracionalidadepor
dc.subjectFamily systemeng
dc.subjectEconomic psychologyeng
dc.subjectFinancial education of childreneng
dc.subjectIntergenerationalityeng
dc.subjectEconomia domesticapor
dc.subjectPais e filhospor
dc.subjectFamiliapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titlePais e filhos: um estudo da educação financeira em famílias na fase de aquisiçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica

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