Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/15673
Tipo: | Dissertação |
Título: | Os transtornos na constituição psíquica: efeitos no corpo e no processo de alfabetização |
Autor(es): | Zimmermann, Vera Blondina |
Primeiro Orientador: | Safra, Gilberto |
Resumo: | A partir da clínica com crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem, a autora tenta investigar os quadros que não se enquadram na etiologia neurológica, na deficiência mental, na psicose e neurose. Busca respostas na teoria psicanalítica, revisando modelos que investigam a constituição do sujeito, focando os momentos onde seu aparato não está organizado o suficiente para que o sustente produzindo sintomas, conforme conceito Freudiano. Desta forma, situa estas patologias como transtorno na constituição do sujeito, segundo abordagem teórico-clínica de Sílvia Bleichmar. Foca o corpo do sujeito com transtornos, enquanto lugar de inscrições de seu momento constitutivo, seguindo principalmente a produção teórico-clínica de Ricardo Rodulfo. Acompanha e investiga mudanças do sujeito e seu corpo, durante o percurso de atendimento de um paciente, cujas questões são representativas da clínica infantil no que se refere as dificuldades na alfabetização. Usa o material clínico como disparador de questões pertinentes a estes quadros, tais como o corpo como lugar de inscrições do sujeito, a transferência, diagnóstico diferencial e finalmente, discute algumas implicações multidiciplinares e pedagógicas, relacionadas com este tipo de clínica |
Abstract: | From her practice with children that present difficulties in learning how to read and to write, the author tries too investigate the conditions which do not fit into neurologic ethiology, mental deficiency, psychosis, and neurosis. She looks for answers in the psychoanalitic theory, reviewing models that investigate the individual's constitution, focusing the moments in wich his or her apparatus is not sufficiently organized to support him or her in symptom production, according to freudian perspective. This way, she situates these pathologies as disorders in the individual's constitution, in accordance with Silvia Bleichmar's theorethical-clinical approach. Taking as a central guide the production of Ricardo Rodulfo, she focuses the individual's body with disorders, as a place of inscriptions of his or her constitutive moment. She fol1ows and investigates changes in the individual and his ou her body during the course of treatment or a patient, rcpresentative case in children's practice concerning difficulties in literacy. She uses the clinical material as trigger for pertinent questions about these conditions, such as the body as the individual's place of inscriptions, transference, differential diagnosis, and, final1y, she discusses some interdisciplinary and pedagogical implications related to this kind of practice |
Palavras-chave: | Psicanalise infantil Dificuldades na alfabetizacao Processo terapeutico Sujeito psiquico Transtornos neurologicos Psicologia Clinica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Psicologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica |
Citação: | Zimmermann, Vera Blondina. Os transtornos na constituição psíquica: efeitos no corpo e no processo de alfabetização. 1997. 168 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15673 |
Data do documento: | 30-Dez-1997 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Clínica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
vera blondina.pdf Restricted Access | 4,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.