???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15674
Tipo do documento: Tese
Título: Entre a clínica e a escola: um lugar para adolescentes "estados-limites"
Autor: Zimmermann, Vera Blondina 
Primeiro orientador: Violante, Maria Lucia Vieira
Resumo: Esta tese focaliza um processo de intervenção psicanalítica numa instituição escolar que atende alunos portadores de dificuldades de aprendizagem. Propõe-se a explicitar como uma determinada montagem institucional pode minimizar os obstáculos do Eu para pensar e investir, especificamente de adolescentes que entendi como "estados-limites" e que são parte da população dessa escola. Discute os dinamismos psíquicos desses sujeitos, pensando-os como portadores de uma potencialidade polimorfa, conforme Piera Aulagnier, na qual se inclui a potencialidade melancólica, conforme Maria Lucia Violante. Também aproveita, nas discussões sobre "estados-limites", as contribuições de André Green, Pierre Fédida, Ricardo Rodulfo e Marie- Claude Lambotte. A partir, portanto, desses referenciais teórico-clínicos, contribui para o aperfeiçoamento de uma montagem institucional para que ela pudesse se constituir num modelo intermediário entre a clínica e a escola padrão, um lugar que acredito ser capaz de sustentar o trabalho pedagógico com os sujeitos aos quais se propõe a atender. Discute e fundamenta os conceitos psicanalíticos que nortearam o trabalho da montagem institucional como um todo, bem como o aproveitamento de informações relativas à metapsicologia e à psicopatologia de Piera Aulagnier e de experiências de trabalho realizadas na instituição Ecole Expérimentale de Bounneuil- sur- Mame, fundada por Maud Mannoni na França. Explicita estratégias já existentes na instituição que focaliza e o meu trabalho de fundamentação, aperfeiçoamento e elaboração de outras formas de intervenção. No decorrer dos relatos, procura explicitar o que se constitui como proposta de tese, ou seja, os efeitos de intervenções feitas na população focalizada, por meio da montagem institucional, entendendo-as como minimizadoras das dificuldades do Eu dos sujeitos "estados-limites" para pensar e investir. Também relata e discute o trabalho do psicanalista nesse contexto institucional
Abstract: This thesis focuses a psychoanalytic intervention process in an educational institution that attends students with difficulties in their learning processes. It proposes to explain how a particular institutional organization can minimize obstacles for the "I" to think and invest, specifically in the case of teenagers that 1 call "limit-state" and that are part of this school population. I discuss the psychic dynamism of these subjects, comprehending them as possessing a polymorphous potentiality, according to Piera Aulagnier, in which is included the melancholic potentiality, according to Maria Lucia Violante. In discussing these "limit-state" subjects, I also draw upon the contributions of André Green, Pirre Fédida, Ricardo Rodulfo, Marie Claude Lambotte. Therefore, based on these clinical and theoretical references, I have contributed to the improvement of an institutional organization, allowing it to become an intermediate model between a clinic and a standard school, a place capable of providing pedagogical work to the subjects it proposes to attend. 1 discuss and lay the foundations of the psychoanalytic concepts that have oriented the organization of this institution as a whole. I also explain my use of information concerning metapsychology and psychopathology, according to Piera Aulagnier, and the work developed in The Ecole Expérimentale de Bounneuil-sur-Marne Institution, founded by Maud Mannoni in France. 1discuss strategies already being used in the institution 1have focused and my work in creating, elaborating and grounding others forms of intervention. In my account, I explain what constitutes my thesis proposition, namely, the effects of interventions on the target population as a result of the institutional organization, understanding these interventions as minimizing the difficulties of the "I" to think and invest presented by the "state-limit" subjects. I also describe and discuss the work of the psychoanalyst in this institutional setting
Palavras-chave: adolescentes "estados-limites"
montagem institucional
intervenção psicanalítica
dificuldades de aprendizagem
Transtornos de aprendizagem
Psicologia Clinica
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica
Citação: Zimmermann, Vera Blondina. Entre a clínica e a escola: um lugar para adolescentes "estados-limites". 2004. 210 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15674
Data de defesa: 30-Dec-2004
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
vera blondina doutorado.pdf7,91 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.