???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15717
Tipo do documento: Tese
Título: Em busca de um lugar: a transmissão da psicanálise num curso de psicologia
Título(s) alternativo(s): In search of a place: the trnsmission of the psychoonalysis in a psychology course
Autor: Caramalac, Rosilene 
Primeiro orientador: Mezan, Renato
Resumo: O objetivo desta tese é de uma investigação detalhada sobre a transmissão da psicanálise nos cursos de graduação em psicologia, abordando uma instituição em particular; temos aqui um estudo de caso. E, para realizar tal estudo, foi imprescindível, por um lado partir para um detalhamento da presença da Psicanálise no Projeto Pedagógico do Curso, já que, dependendo de como ela é apresentada no curso, pode-se criar um impedimento ou uma dificuldade na sua transmissão. Entretanto, este não é o único ponto de sustentação desta tese. Por outro lado, há um assunto a mais de ancoragem para este trabalho e este navega por outras águas. Tema este extremamente relevante para a transmissão e eminentemente psicanalítico: a transmissão da psicanálise tem uma relação muito estreita com a transferência. Para tentar dar conta de tal travessia, a tese está dividida em três partes: a primeira, introdutória, na qual aponto a relevância do tema e a enorme controvérsia sobre a inserção da psicanálise no contexto universitário. Busco ainda, nesta parte, localizar esta minha história com a psicanálise, repleta de caminhos tortos, encontros e desencontros. Na segunda parte, detalho este itinerário psicanalítico dentro de um curso, em particular; analisando que a formatação dada à Psicanálise no Curso não é aleatória, apenas pautada em uma ignorância ; ela pode apresentar uma justificativa mais além! E, na terceira parte, recorro ao referencial psicanalítico, tendo no conceito de transferência o eixo principal de teorização. A tese consta ainda de entrevistas com alunos e professores e psicanalistas que estão inseridos dentro do universo acadêmico, sem contudo perder a sua escuta analítica
Abstract: The purpose of this is a ditail investigation about the psychoanalysis transmission in the graduate gradis in psychology, aproaching an specific institution, we have here a case study. And, to accomplish this study, was indispensable, by one side to go to a ditail of tehe psychoanalysis presence in the pedagogyc project of the grade, in as much as depending of how it is present in the grade, you can criate a mpediment or a difficult in it transmission. However, this is not the only sustentation point of this these. There is one more subject of anchorage for this work and this one sails for other waters. This theme is extremely relevant for this transmission and eminently psychoanalytic: the psychoanalysis transmission has a narrow relation with the transference. To give account of such bear this crossing, the thesis this divided in three parts: the first, introductory, on which, pointed the teheme relevance and the enormous psychoanalysis insertion in the university context. I serch still, on this part to locate my history with the psychoanalysis, fairly ful of croked roads, mutings and disagreements. In the secound part, i ditail this psycoanalytic intinerary inside of a specific grade, analysing that the formatting givem to the psychoanalysis in the grade it s not aliatory, barely rule in an ignorance , it can presents a a cause beyond more. And, in the third part, I appeal to the psychoanalytic reference, tend into the concept of transference, the main axle of teoryfication. The thesis contains in interviews with teachers the acadêmic universe, without, however, to lose its analytic listening
Palavras-chave: Transmissão da psicanálise
Curso de psicologia
Psychoanalysis transmission
Psychology course
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul -- Curso de Psicologia
Psicologia -- Estudo e ensino -- Estudo de caso
Psicanalise
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica
Citação: Caramalac, Rosilene. In search of a place: the trnsmission of the psychoonalysis in a psychology course. 2008. 214 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15717
Data de defesa: 16-Jun-2008
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rosilene Caramalac.pdf626,31 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.