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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/15804
Tipo: | Tese |
Título: | Da infância para o mundo adulto |
Autor(es): | Ribeiro, Claudete |
Primeiro Orientador: | Macedo, Rosa Maria Stefanini de |
Resumo: | Neste trabalho procuramos investigar os escolares e provenientes de uma população carente material e afetivamente vivenciam o seu período de latência. Consideramos que esta etapa ocorre entre oito e doze anos e regularmente se dá durante a fase escolar. Empregamos conceitos teóricos de Freud e Erikson para definir a latência e os períodos que a antecedem, de forma a caracterizar as suas peculiaridades. Nosso objetivo foi direcionado para investigar como, emocionalmente, se deixa de ser criança, como se da a passagem para ingressar no mundo adulto. Consideramos que a condição sócio-econômica e a constituição familiar são variáveis que interferem na vivência emocional. Tal condição foi determinante para a escolha dos sujeitos que estudamos. Testamos 212 escolares (113 meninas e 99 meninos) escolares de estabelecimentos de ensino público, situado na periferia do município de Assis no centro-oeste do Estado de São Paulo. Estes escolares pertenciam as 2ª, 3ª e 4ª séries do primeiro grau, e foram considerados com desempenho regular pois as classes problemáticas foram excluídas da pesquisa. Para obtermos dados, empregamos a Investigação Psicológicas (Rocha, 1995) e a adaptação do Bender Projetivo (Ribeiro, 1984), tendo várias informações simultaneamente e de uma forma rápida, econômica e compatível com as habilidades e condições dos sujeitos em questão. Detectamos que as crianças, após o ingresso no universo escolar, buscam uma identificação projetiva com a figura do professor, como um processo transferencial do objeto do desejo mas, regularmente fracassam nesta tentativa porque se defrontam com pessoas que desconhecem o seu universo de carências. O professorado tem, igualmente, limitações institucionais, materiais e emocionais que interferem no seu procedimento. Inevitavelmente os escolares sentem-se desprotegidos e desamparados, acentuando a sua solidão já existente no seio familiar. O desamparo, inicialmente desencadeado pelos pais e acentuado pelos professores não permite às crianças elaborarem bem o seu período edípico. Sequer permite a realização uma identificação projetiva pelo escolar com o ideal de ego. Nesta condição a maioria dos escolares vive a sua transição dificultada e é conduzido a uma adolescência cheia de conflitos. É importante lembrar que este trabalho foi decorrente da nossa necessidade de conhecer as características específicas deste tipo de criança, que geralmente é cliente na área da saúde mental na saúde pública, demanda com peculiaridades que precisam ser conhecidas, independentemente da literatura, já que a sua condição interfere no seu desenvolvimento emocional e intelectual |
Palavras-chave: | Psicologia do desenvolvimento Psicologia da crianca Carentes Latencia Rito de passagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Psicologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica |
Citação: | Ribeiro, Claudete. Da infância para o mundo adulto. 1989. 224 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1989. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15804 |
Data do documento: | 30-Nov-1989 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Clínica |
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