???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15832
Tipo do documento: Tese
Título: Os significados da religiosidade para docentes supervisores do curso de psicologia
Os significados da religiosidade para docentes supervisores do curso de psicologia
Título(s) alternativo(s): The meaning of religiosity for professors and supervisors acting in psychology under-graduation courses
The meaning of religiosity for professors and supervisors acting in psychology under-graduation courses
Autor: Esteves, Maria Cristina Soares 
Primeiro orientador: Ancona-Lopez, Marília
Resumo: Este trabalho parte de indagações surgidas no âmbito da docência em psicologia. Seu objetivo é compreender os significados da religiosidade para professores, docentes supervisores do curso de graduação de psicologia, visto que a literatura relata a pouca inserção deste tema na formação do psicólogo e a dificuldade vivenciada pelos profissionais ao lidarem com esta questão. Com o intuito de refletir sobre este assunto do ponto de vista dos docentes psicólogos, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de base fenomenológica, apoiada no método sugerido por Forghieri (1993) e Giorgi (1985), a qual procurou investigar as vivências dos professores por meio de entrevistas semidirigidas. Sua análise buscou compreender os significados atribuídos por eles à religiosidade e como esta interfere na sua atitude com os alunos, no exercício da docência e da supervisão. Observa-se que o tema religioso, quando aparece em sala de aula, provoca diferentes posicionamentos, com diversos enfoques, dependendo da forma como o professor vive e compreende sua própria religiosidade. Assim, o significado que este tema adquire na história de vida da pessoa é levado para a sala de aula e se torna parte da formação dos futuros psicólogos. Esta pesquisa evidencia a necessidade de se estudar cada vez mais a experiência da religiosidade vivida pelos psicólogos e educadores, e o modo como esta vivência influi em suas posições teóricas e em sua prática, visando oferecer ao aluno uma formação mais completa
Abstract: This work is based on questionings concerning the pedagogical area in Psychology. It aims at understanding the meanings of religiosity for professors and supervisors acting in Psychology under-graduation courses, since literature tells us that it is practically absent in the formation of a psychologist. Besides, it is hard for professionals to deal with it. In order to analyze this subject from the viewpoint of psychology professors, a qualitative research was developed based on phenomenology, and supported by the method proposed by Forghieri (1993) and Giorgi (1985), in an attempt to look into professors experiences through semi-conductive interviews. The analysis aimed at understanding the meanings they detect in religiosity, and how the latter interferes in their attitudes towards students, both as professors and supervisors. Whenever the religious theme, comes up in the classroom, it provokes different positions, with several directions, depending on how the professor lives and understands his own religiosity. Thus, the meaning of this theme in a person s life history is taken to the classroom, and becomes a part of the formation of future psychologists. This research emphasizes the need to increasingly study the religious experience lived by psychologists and professors, as well as how they influence their theoretical positions and practices, aiming at offering the students a more complete formation
Palavras-chave: Docentes
Religiosity
Professors
Psychologists
Psicologia -- Estudo e ensino
Psicologia fenomenologica
Psicologos
Religiosidade
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica
Citação: Esteves, Maria Cristina Soares. The meaning of religiosity for professors and supervisors acting in psychology under-graduation courses. 2009. 178 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15832
Data de defesa: 25-May-2009
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Cristina Soares Esteves.pdf914,28 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.