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Tipo do documento: Dissertação
Título: Entre o tratar e o educar: estudo psicanalítico sobre a prática em uma instituição de educação especial
Título(s) alternativo(s): Between treating and educating: a psychoanalytic study about the practice at a special education institution
Autor: Henning, Fernanda Serpeloni 
Primeiro orientador: Berlinck, Manoel Tosta
Resumo: O presente trabalho parte da experiência com um jovem, portador da síndrome de Angelman, em uma instituição de educação especial. João apresentava dificuldades no estabelecimento do laço social, tomando o que vinha do outro a partir da ordem da exclusão. O objetivo desse trabalho é investigar qual a posição do educador na prática institucional com jovens com graves comprometimentos orgânicos e psíquicos. Com base no que a prática apontou como necessário, foi realizado um trabalho visando à possibilidade de o sujeito engatar no laço social. João guiou a educadora em sua visita aos jogos simbólicos, revelando que a intervenção se localiza entre o tratar e o educar. Precisar a extensão e os limites desses campos se fez necessário para se amparar menos num enquadramento imaginário, permitindo identificar tanto as finalidades educativas quanto a posição do educador implicado nessa prática. Dessa forma, ao longo da dissertação, foram delimitados campos de investigação para depois pensar sobre as suas intersecções: a relação entre o orgânico e a constituição subjetiva, pedagogia e educação, o tratar e o educar. Foi visto que a definição mais precária das diferenças entre o tratar e o educar é a burocrática. Não é o fato de o profissional trabalhar em uma instituição de educação especial o que garante uma experiência educativa. Trazer a questão dos quatro discursos proposto por Jacques Lacan permitiu o afastamento do registro burocrático para identificar desde qual posição fala o educador em uma prática que se localiza entre o tratar e o educar
Abstract: The present work is based on the experience with a young man affected by the Angelman syndrome at a special education institution. João displayed dificulties in establishing social links, excluding whatever came from others. The goal of this work is to investigate the position of the educator in the institutional practice involving problems of organic disabilities and psychic constitution. Work was done in the sense of engaging the subject in social links, following the necessities observed throughout the practice. João guided the educator in a visit through his symbolic games, revealing that the intervention is found between treating and educating. The clarification of the boundaries and limits of these two fields is necessary in order to establish a support based to a smaller extent on the imaginary enclosure, therefore, allowing the identification of the educational goals as well as the position of the educator involved with such practice, In this way, throughout this dissertation, the fields of investigation were first defined and the intersections among them were analyzed: the relation between the organic and subjective, pedagogy and education, treating and educating. The most precarious definition of the differences bewteen treating and educating was shown to be essentially beaurocratic. The fact that a professional s work takes place at a special education institution alone does not guarantee that this work will be educational. The consideration of the question of the four discourses proposed by Jacques Lacan allowed a detachment from the beaurocratic registry to identify the educator s position in a practice situated between treating and educating
Palavras-chave: Educação
Jogos simbólicos
Psychoanalysis
Education
Symbolic games
Educacao especial -- Aspectos psicologicos
Jogos -- Aspectos simbolicos
Psicanalise
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica
Citação: Henning, Fernanda Serpeloni. Between treating and educating: a psychoanalytic study about the practice at a special education institution. 2009. 125 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15868
Data de defesa: 21-Oct-2009
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica

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