???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15960
Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação do desempenho das atribuições do coordenador pedagógico junto às escolas carentes da região metropolitana da Grande São Paulo
Autor: Lomonico, Circe Ferreira 
Primeiro orientador: Penteado, Wilma Millan Alves
Resumo: O objeto de estudo central desta pesquisa foi a auto-avaliação do desempenho das atribuições do coordenador pedagógico junto às escolas carentes da Região Metropolitana da Grande São Paulo. Teoricamente, seu, projeto baseou-se no modelo de avaliação de StuffleabeamGuba (1971, 1973). Entretanto, para resolver os problemas práticos referentes ao "como" identificar e/ou "construir" instrumentos adequados a roleta de dados sobre as atribuições desempenhadas pelo coordenador pedagógico, foi necessário elaborar o paradigma destas atribuições. Criticas e julgamentos não são feitos neste trabalho, pois, de acordo com o ponto de vista destes teóricos, tais tarefas não competem ao pesquisados. Foram elaborados: um paradigma das atribuições do coordenador pedagógico, cujas categorias e indicadores foram levantados mediante documentos formais vigentes, e um levantamento de problemas (situações e/ou condições) que pudessem estar interferindo na execução das atribuições do coordenador pedagógico, em seu ambiente de trabalho. O universo populacional abrangeu 225 (duzentos e vinte e cinco) coordenadores pedagógicos em exercício, no período de 10 de agasto a 10 de setembro de 1979. Quanto ao instrumental metodológico, foram elaborados e validados, quanto ao conteúdo, dois instrumentos baseados no paradigma e no levantamento de problemas mencionados acima. A análise dos resultados obtidas como o instrumento nº1 possibilitou a caracterização da população e a averiguação das hipóteses que serviram de orientação do trabalho. Possibilitou, ainda, apontar o comportamento particular dos indicadores das diversas áreas do paradigma, elaborado. Em relação à análise dos resultados obtidas com o instrumento nº2, verificou-se como são percebidos pelos coordenadores pedagógicos os problemas Situações e/ou condições), apresentados. Em síntese, os objetivos atingidos por este trabalho foram: Elaboração de um paradigma das atribuições do coordenador pedagógico definidas nos dispositivos legais vigentes. Caracterização da população em estudo quanto aos dados: sexo, faixa etária, formação e anos de serviço na função. Elaboração de instrumentos de auto-avaliação das atribuições do coordenador pedagógico junto às escolas carentes da Região Metropolitana da Grande São Paulo. Averiguação das hipóteses que orientaram o trabalho. Levantamento dos problemas (situações e/ou condições) que têm interferido na execução das atribuições do coordenador pedagógico. Fornecer subsídios aos órgãos centrais para fim de tomada de decisões quanto a planejamento
Palavras-chave: Auto-avaliação dedesempenho
Coordenador pedagógico
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Lomonico, Circe Ferreira. Avaliação do desempenho das atribuições do coordenador pedagógico junto às escolas carentes da região metropolitana da Grande São Paulo. 1980. 114 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1980.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15960
Data de defesa: 30-Nov-1980
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Circe Ferreira Lomonico.pdf3,63 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.