???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15960
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLomonico, Circe Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756382E1por
dc.contributor.advisor1Penteado, Wilma Millan Alves-
dc.date.accessioned2016-04-28T20:56:19Z-
dc.date.available2010-12-08-
dc.date.issued1980-11-30-
dc.identifier.citationLomonico, Circe Ferreira. Avaliação do desempenho das atribuições do coordenador pedagógico junto às escolas carentes da região metropolitana da Grande São Paulo. 1980. 114 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1980.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/15960-
dc.description.resumoO objeto de estudo central desta pesquisa foi a auto-avaliação do desempenho das atribuições do coordenador pedagógico junto às escolas carentes da Região Metropolitana da Grande São Paulo. Teoricamente, seu, projeto baseou-se no modelo de avaliação de StuffleabeamGuba (1971, 1973). Entretanto, para resolver os problemas práticos referentes ao "como" identificar e/ou "construir" instrumentos adequados a roleta de dados sobre as atribuições desempenhadas pelo coordenador pedagógico, foi necessário elaborar o paradigma destas atribuições. Criticas e julgamentos não são feitos neste trabalho, pois, de acordo com o ponto de vista destes teóricos, tais tarefas não competem ao pesquisados. Foram elaborados: um paradigma das atribuições do coordenador pedagógico, cujas categorias e indicadores foram levantados mediante documentos formais vigentes, e um levantamento de problemas (situações e/ou condições) que pudessem estar interferindo na execução das atribuições do coordenador pedagógico, em seu ambiente de trabalho. O universo populacional abrangeu 225 (duzentos e vinte e cinco) coordenadores pedagógicos em exercício, no período de 10 de agasto a 10 de setembro de 1979. Quanto ao instrumental metodológico, foram elaborados e validados, quanto ao conteúdo, dois instrumentos baseados no paradigma e no levantamento de problemas mencionados acima. A análise dos resultados obtidas como o instrumento nº1 possibilitou a caracterização da população e a averiguação das hipóteses que serviram de orientação do trabalho. Possibilitou, ainda, apontar o comportamento particular dos indicadores das diversas áreas do paradigma, elaborado. Em relação à análise dos resultados obtidas com o instrumento nº2, verificou-se como são percebidos pelos coordenadores pedagógicos os problemas Situações e/ou condições), apresentados. Em síntese, os objetivos atingidos por este trabalho foram: Elaboração de um paradigma das atribuições do coordenador pedagógico definidas nos dispositivos legais vigentes. Caracterização da população em estudo quanto aos dados: sexo, faixa etária, formação e anos de serviço na função. Elaboração de instrumentos de auto-avaliação das atribuições do coordenador pedagógico junto às escolas carentes da Região Metropolitana da Grande São Paulo. Averiguação das hipóteses que orientaram o trabalho. Levantamento dos problemas (situações e/ou condições) que têm interferido na execução das atribuições do coordenador pedagógico. Fornecer subsídios aos órgãos centrais para fim de tomada de decisões quanto a planejamentopor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-28T20:56:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Circe Ferreira Lomonico.pdf: 3717529 bytes, checksum: 0e3c27ae9449ac33d8f61184b1b3303b (MD5) Previous issue date: 1980-11-30eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32152/Circe%20Ferreira%20Lomonico.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educaçãopor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectAuto-avaliação dedesempenhopor
dc.subjectCoordenador pedagógicopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.titleAvaliação do desempenho das atribuições do coordenador pedagógico junto às escolas carentes da região metropolitana da Grande São Paulopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Circe Ferreira Lomonico.pdf3,63 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.